Falta de higienização de utensílios da cozinha pode causar intoxicação alimentar

photo-1604762433261-a046add6fc11

Para garantir uma alimentação saudável, não basta apenas priorizar o tipo de alimento que inclui na dieta do dia a dia; é preciso cuidar de todos os elementos que abrangem esse processo.

Os locais que os alimentos são acondicionados e utensílios utilizados para manipulá-los, por exemplo, merecem total atenção, visto que podem influenciar na qualidade do que é ingerido, inclusive, contaminá-los de acordo com seu estado de limpeza.

Diante disto, a higienização dos utensílios de cozinha deve ser uma etapa minuciosa e adequada de acordo com o tipo de material do objeto.

Também é preciso tomar cuidados com os produtos utilizados para efetuar a limpeza desses utensílios, já que substâncias muito fortes podem acabar sendo transmitidas aos alimentos.

 

Riscos da contaminação com utensílios de cozinha

photo-1590610994353-7b0e7546e681

A alimentação não é apenas responsável por suprir as necessidades do organismo mantendo os seres vivos, ela também pode ser uma janela para inúmeros riscos, doenças e contaminações.

Ao ingerir produtos mal higienizados, por exemplo, também é introduzido ao organismo germes, como bactérias e vírus.

Entre os principais riscos de contaminação de alimentos, especialistas alertam para a intoxicação alimentar, que geralmente causa os seguintes sintomas:

  • Diarreia
  • Vômito
  • Febre
  • Dor abdominal

Além disso, em estágios mais graves, a intoxicação alimentar pode levar a desidratação aguda e ao choque da pressão arterial, colocando a vida do individuo em risco.

 

Leia também: Cuidados com a alimentação devem ser redobrados no verão

Higienização dos utensílios pode evitar riscos de contaminação

07d615e0

Antes de destacar como deve ser feita a higienização correta dos utensílios de cozinha, vale a pena destacar, que o elemento responsável pela limpeza desses objetos é considerado o maior transmissor de germes na cozinha: a esponja de lavar louça.

A esponja acaba retendo os resíduos dos utensílios e por mais que aparente estar limpa; é um ambiente propício para a proliferação de bactérias.

Devido a sua matéria orgânica e umidade, condição perfeita para a multiplicação de bactérias; é ideal trocar a esponja toda a semana, inclusive, realizar sua assepsia por meio de uma solução de água sanitária e natural.

Outro utensílio de cozinha que merece mais atenção é o pano de prato, visto que assim como a esponja, ele acaba sendo reutilizado várias vezes sem higienização.

Já em relação aos utensílios utilizados para manipular os alimentos, o cuidado deve ser redobrado com os de madeira, como tábuas para cortar carne e colheres de pau.

Os objetos deste tipo de material acabam absorvendo a água da lavagem, odores e até resíduos dos alimentos, garantindo uma condição ideal para o acúmulo de bactérias.

Esses utensílios, após a lavagem em água corrente devem ficar de molho em solução om água sanitária ou bicarbonato de sódio.

É importante também utilizar produtos específicos para a limpeza dos utensílios de cozinha, entre detergentes neutros, água sanitária e até o bicarbonato de sódio.

O enxague também deve ser abundante, a fim de que não fique nenhum vestígio dessas substâncias, que possam interferir na qualidade dos alimentos.

Ademais, priorizar o acondicionamento em local adequado, seja em refrigeração ou seco, mantêm os alimentos seguros e livres da manifestação de bactérias.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.