Fadiga ocular: O que fazer quando o cansaço nos olhos aparece?

fadiga ocular é uma realidade na vida de milhares de pessoas, especialmente daquelas que precisam trabalhar em frente ao computador ao longo de todo o dia.

Por isso é tão importante aprender quais são os cuidados essenciais quando o cansaço nos olhos aparece, para assim ter uma vida mais saudável.

Veja abaixo as nossas dicas.

O que fazer quando o cansaço nos olhos aparece? Saiba lidar com a fadiga ocular

A fadiga ocular é um problema recorrente na era digital. Afinal, passamos grande parte do tempo na frente do computador, focados em uma tela brilhante dentro de um ambiente que pode propagar ainda mais o cansaço nos olhos.

Para reverter a situação, precisamos observar todo o espaço em nossa volta. Veja o que você pode fazer para amenizar o problema:

1- Utilize uma boa iluminação

A iluminação no seu ambiente de trabalho precisa ser adequada às suas necessidades. Para isso, evite usar uma iluminação muito clara ou intensa, ou então, muito escura e que faça com que a iluminação do computador atinja os olhos de uma forma muito profunda.

O ideal é que haja um equilíbrio entre a iluminação do ambiente e da tela, onde a tela não brilhe mais que o espaço e o espaço não seja capaz de ser refletido na tela do computador.

Veja também: O que causa a falta de concentração? Como reverter a situação?

2- Diminua o brilho refletido

Seguindo o raciocínio acima, o brilho refletido na tela do computador, nas mesas, superfícies e paredes também deve ser diminuído.

O ideal é que a parede atrás do seu computador tenha uma pintura mais escura (como cinza) e seja fosca, evitando que o brilho venha a ser refletido diretamente nos seus olhos.

3- Ajuste o seu monitor

O monitor também está associado com a fadiga ocular ao longo do dia. Afinal, é para ele que você olha fixamente ao longo da sua rotina de trabalho.

Por conta disso, é essencial que você ajuste o brilho para que fique adequado. Você deve considerar que:

  • A luz não deve ser muito forte, refletindo intensamente em seus olhos.
  • E nem muito escura, a ponto de você forçar a visão para enxergar ou a luz ambiente aparecer muito na sua tela.

É preciso encontrar o equilíbrio de acordo com todo o espaço em sua volta.

4- Procure manter os olhos úmidos

Muitas vezes o cansaço nos olhos está associado diretamente com a secura na região. Isso acontece quando não temos o costume de piscar com uma frequência adequada, prejudicando a visão.

Portanto, procure piscar com mais frequência e se ainda assim sentir os seus olhos muito ressecados, um oftalmologista poderá indicar os melhores colírios para você.

5- Faça exercícios para os olhos

Por fim, faça exercícios para os olhos relaxarem ao longo da sua rotina. Dessa maneira, a cada 20 minutos olhando fixamente para o computador, desvie o olhar para algum objeto distante e foque-o por 20 segundos.

Isso exercitará os seus olhos e impedirá que a fadiga ocular apareça com tanta frequência. Experimente e depois nos conte nos comentários como foi essa experiência para você!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.