Exame de translucência nucal: O que é e para que serve?

exame de translucência nucal deve ser feito por todas as mulheres grávidas, em um determinado período da gestação. Trata-se de um dos exames importantes para termos mais pistas sobre a saúde do futuro bebê. Veja neste artigo qual a importância e quando este exame deve ser feito. Continue lendo.

O que é o exame de translucência nucal?

 

O exame de translucência nucal é feito durante o ultrassom e tem por objetivo medir a quantidade de líquido na região da nuca do feto. Este exame é muito importante e pode dar muitas pistas quanto o desenvolvimento do bebê.

Para que serve e qual a sua importância?

Na prática, este exame deve ser feito para medir a quantidade de líquido na região da nuca, com o intuito de apontar se há indícios de riscos de o bebê apresentar alguma malformação ou síndrome, como a conhecida síndrome de Down.

Isso porque quando o bebê apresenta doenças genéticas ou malformações, a tendência é que o mesmo acumule líquido logo na região da nuca. Assim, se a translucência nucal estiver acima de 2,5 mm, é possível que possa estar ocorrendo algum tipo de alteração ou efeito no desenvolvimento do feto.

Vale salientar que este exame não tem por objetivo diagnosticar alguma malformação ou doença genética. Mas sim, ele é importante pois é uma fonte de informação acerca de algo que possa estar se desenvolvendo.

Para o diagnóstico de outras doenças e malformações, o médico deverá solicitar outros exames específicos para a gestante. Por conta disso, não se assuste com os resultados e procure ter paciência quanto aos demais exames.

Quando e como o exame de translucência nucal deve ser feito?

O exame de translucência nucal deve acontecer entre a décima primeira e décima quarta semana de gestação. Neste período o feto já possui cerca de 45 a 84 mm de comprimento, e assim, é possível medir a translucência de uma maneira mais efetiva.

Trata-se de um exame super simples, e que não requer grandes preparações para tal. Mas sim, é feito a partir de um ultrassom que ocorre durante o pré-natal. É neste momento que o médico irá medir o tamanho e a quantidade de líquido que possa estar na região da nuca do feto.

Para que você possa ter mais referências, veja quais são os valores considerados pelo médico durante a medição:

  • Normal: inferior a 2,5 mm
  • Alterada: igual ou superior a 2,5 mm

Novamente, quando haver alteração na quantidade de líquido na região da nuca do feto é possível que isso seja uma pista de malformação ou doença genética.

Porém, é importante frisar que não é um diagnóstico, e sim, apenas um exame de investigação. Caso algo seja constatado, aí sim o médico poderá solicitar exames mais detalhados e específicos.

Gestante: Mantenha seus exames em dia

Manter os exames do pré-natal sempre em dia é essencial para garantir a saúde do bebê e da mãe. Além disso, é possível que seja feito diagnósticos precoces e eficientes, melhorando a qualidade de vida de ambos.

Por conta de todos estes fatores, procure sempre seguir as recomendações médicas e mantenha todos os exames sempre em dia.

Veja também: Melhorar a qualidade do sono: Dicas para dormir bem

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.