Estresse e falta de vitaminas podem ocasionar cabelos brancos de forma precoce

photo-1586942078793-0d6555c617b3
Banco de Imagens: Unsplash

O surgimento de fios brancos no cabelo é um processo natural de envelhecimento do organismo humano. Isso ocorre porque com o passar do tempo, o corpo apresenta uma redução progressiva da função do melanócito, célula localizada em cada folículo piloso, responsável pela produção da melanina, pigmento que garante cor aos fios.

Apesar desta condição não afetar a saúde, em alguns casos pode gerar baixa autoestima, principalmente, quando iniciada de forma precoce em jovens com menos de 30 anos.

O cabelo branco em pessoas jovens não é considerado um processo natural, como ocorre a partir dos 35, 40 anos. Geralmente a condição é desencadeada, devido a algum distúrbio fisiológico ou até emocional.

Além disso, há casos associados à genética, a qual mesmo realizando uma minuciosa investigação da saúde, o encanecimento, como é chamado o surgimento dos fios brancos, acaba acontecendo sem nenhum motivo específico.

Ademais esta exceção, veja algumas das possíveis causas para o aparecimento dos fios brancos.

Estresse

O estresse é uma das causas mais comuns para o surgimento dos cabelos brancos em idade precoce.

Com a rotina cada vez mais atribulada, entre estudos e trabalhos, os jovens vêm sofrendo com essa condição, que muitas vezes interfere na qualidade de vida, devido a baixo da autoestima.

Dessa forma, além do próprio estresse, o indivíduo fica sujeito a outros transtornos devido ao surgimento dos fios brancos, como por exemplo, a ansiedade e depressão.

A ligação entre o surgimento dos fios brancos e o emocional já foi comprovada pela ciência, através de um estudo da Universidade de Harvard, publicado no periódico Nature.

O estudo, inclusive, teve participação do brasileiro Thiago Mattar Cunha, professor da FMRP-USP (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo) e pesquisador do Crid (Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias) da FMRP-USP.

De acordo com o estudo, o estresse provoca uma ativação do sistema nervoso autônomo simpático. Este sistema é responsável pela liberação de um neurotransmissor denominado como noradrenalina. A noradrenalina esgota as células-tronco presentes no bulbo capilar, responsáveis pela coloração do fio, resultando o surgimento dos cabelos brancos.

 

Falta de vitaminas

A má alimentação é responsável por desencadear diversos transtornos à saúde e aparência, inclusive, até o surgimento dos cabelos brancos.

A falta de vitamina e nutrientes pode afetar a produção de melanina do bulbo capilar, ocasionando no aparecimento dos fios brancos em idade precoce.

A carência de vitamina D e B12 pode ser culminante para os cabelos brancos, de acordo com especialistas. Diante disto, vale a pena investir na exposição solar por alguns minutos, uma das melhores formas de garantir vitamina D ao organismo, além de integrar os seguintes alimentos na refeição:

  • Salmão
  • Atum
  • Fígado
  • Folhas verdes
  • Leite e queijos

Outros problemas fisiológicos também podem estar associados ao surgimento precoce dos cabelos brancos, como por exemplo, a disfunção na tireoide e o vitiligo.

Caso os fios comecem a surgir de forma descometida antes dos 30 anos, o mais indicado é buscar uma avaliação médica, a fim de descobrir as possíveis causas e caso for possível, a abordagem mais adequada para evitar o progresso desta condição.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.