Como estimular a empatia em uma criança?

Estimular a empatia em uma criança é uma tarefa importantíssima para a sociedade. Sem esse estímulo, estaremos criando jovens e adultos egocêntricos e egoístas que, mais tarde, poderão não levar em conta o sentimento alheio, mas sim, apenas os próprios interesses.

E se isso ocorre com frequência, pessoas sofrem, a sociedade fica pouco harmoniosa e efeitos nocivos de vários níveis podem surgir.

Por isso, se você quer que seus filhos ou alunos sejam mais empáticos, construam laços sociais mais sólidos e tenham uma vida com mais amor e harmonia, acompanhe o nosso conteúdo de hoje.

Como estimular a empatia em uma criança?

Veja como você pode estimular a empatia em uma criança com pequenas atividades diárias:

1- Através de um pet e as respectivas responsabilidades

Você sabia que ter um pet em casa é capaz de estimular a empatia em uma criança? Isso porque ela passará a ter mais responsabilidades quanto às sensações que o pequeno amigo de quatro patas pode sentir.

Ou seja, você pode ajudá-la a entender que quando o cachorro ou o gato não querem colo, é preciso que isso seja respeitado. Além disso, procure mantê-la atenta sobre a rotina de cuidados com a higiene e a alimentação.

2- Através de estórias infantis

As estórias infantis são ótimas fontes de estimulação da empatia. Afinal, você poderá enfatizar momentos em que aparece a gentileza, elogiando o personagem.

Já em momentos em que o egoísmo aparecer no conto, procure questionar a criança sobre a atitude do personagem. Faça-a refletir sobre o motivo de tal atitude ser “errada”.

3- Permitir que as crianças percebam a consciência dos sentimentos

Você precisa ajudar a criança a compreender os próprios sentimentos e, dessa forma, entender que é importante prestar a atenção nos sentimentos alheios.

Exemplo: Se ela ficar triste com algo, dialogue sobre o quanto você “notou que ela ficou triste”. Isso fará com que ela nomeie seus próprios sentimentos e perceba que é possível reconhecer esses mesmos sentimentos em outras pessoas.

4- Filmes e desenhos animados também podem ajudar

Os filmes e desenhos animados podem ter funções semelhantes às estórias. Sempre pondere sobre os comportamentos dos personagens e questione a opinião da criança. Lembre-se de demonstrar atenção ao que a criança está dizendo, ok? Afinal, não adianta apenas pedi-la para falar e deixá-la “falando sozinha”.

5- Elogiar a criança em momentos diversos

Você não precisa elogiar a criança apenas quando ela tira uma nota boa. Pequenas atitudes positivas também devem ser elogiadas. Por exemplo:

  • A criança enche o pote de água do cachorro, você pode dizer algo como “Muito bem, agora o cachorrinho não ficará com sede!”;
  • A criança tenta limpar algo que sujou, você pode dizer “Isso mesmo, assim você me ajuda a organizar tudo mais rapidamente. Obrigada”.

Ou seja, atente-se para as ações positivas da criança e fortaleça-as.

6- Se você errar na frente da criança, admita

Nem sempre teremos atitudes empáticas na frente da criança e, caso isso aconteça, admita o seu erro para ela. Um exemplo seria a discussão no trânsito, por exemplo. Se você se estressar e “xingar” alguém que passou na sua frente, explique para a criança o seu erro em simplesmente pensar só em você.

7- Não ignore a criança

É muito importante que você não ignore a criança quando ela estiver falando, se explicando ou contado algo. Estimular a empatia em uma criança é, antes de qualquer coisa, mostrar que o que o outro sente e diz é importante e deve ser levado em conta.

8- Como estimular a empatia em uma criança: Agradeça

Demonstre que as atitudes empáticas da criança são positivas e merecem o seu agradecimento. Assim ela entenderá que as ações dela geram impactos importantes na vida dos outros.

Estimular a empatia em uma criança é plantar um futuro mais justo

Por fim, lembre-se de que estimular a empatia em uma criança é plantar um futuro mais justo e promissor para todos.

Veja agora: Como estimular a criatividade de uma criança?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.