Doação de sangue tem queda durante a pandemia

photo-1536856136534-bb679c52a9aa
Banco de Imagens: Unsplash

A doação de sangue sempre foi uma grande preocupação no Brasil, visto que o número de doadores, muitas vezes não supre as necessidades de transfusões feitas nos hospitais pelo país.

Seja por temer a agulha, falta de tempo ou até de informação, essas pessoas acabam preterindo o ato, que pode salvar muitas vidas.

A quantidade de doações, que já era baixa, teve ainda uma queda significante desde o início da Pandemia.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, houve uma baixa de 11% nas doações de sangue em todo o país, só no primeiro semestre de 2020.

Entre os bancos de sangue com maiores reduções, os estados de Roraima, Mato Grosso e Maranhão sofrem com queda de mais de 20%.

Diante desta realidade, os bancos de sangue de todo o Brasil, vêm fazendo inúmeras campanhas para incentivar doadores, além de até estreitar o contato com os frequentadores mais assíduos do serviço, por meio de ligações.

Ainda de acordo com os profissionais dos hemocentros, atualmente, o principal receio das pessoas na hora de doar sangue é sobre o contágio da Covid-19, visto que geralmente, os bancos de sangue ficam em locais de atendimentos de saúde, como por exemplo, os hospitais.

Há riscos em contrair a Covid-19 doando sangue?

photo-1584452964155-ef139340f0db
Banco de Imagens: Unsplash

Segundo os principais hemocentros, não há risco de contrair a Covid-19 durante a doação.

Isso porque, a higienização desses ambientes vem sendo reforçada, assim como os demais protocolos de segurança sanitária de combate à Covid-19, garantindo que os hemocentros ofereçam toda a segurança aos doadores.

Todos os profissionais são devidamente paramentados com EPI (Equipamentos de Proteção Individual), além disso, o ingresso a essas unidades só é permitido com uso de máscara e assepsia das mãos dos doadores.

Outros recursos como distanciamento entre as cadeiras de coleta e o agendamento online para evitar aglomerações, vêm sendo integrados pelos Bancos de Sangues, a fim de mitigar os riscos.

Vale destacar também, que mesmo que o hemocentro esteja localizado em um hospital, suas alas ficam em áreas onde não há riscos de contaminação.

Quem pode doar sangue na Pandemia?

A única restrição para doação de sangue exclusiva da Pandemia é sobre os grupos de risco e pessoas com sintomas gripais. Fora essa limitação, as exigências e proibições continuam as mesmas, conforme detalhado abaixo:

  • Ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados pelo responsável legal);
  • Peso mínimo de 50 kg;
  • Não possuir doenças infecciosas e transmissíveis;
  • Não estar grávida ou amamentando;
  • Não ter feito tatuagem ou maquiagem definitiva entre o período de um ano;

Além disso, é preciso estar descansado, ter feito uma alimentação equilibrada no dia anterior e apresentar documento de identificação (RG) na hora da doação.

Pessoas que já foram infectadas pela Covid-19 podem doar, a partir de 30 dias depois de terem sido curadas da doença.

O intervalo entre as doações é de 60 dias para homens e 90 para mulheres.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.