Dificuldade de concentração: Como driblar a falta de concentração?

dificuldade de concentração costuma impactar a rotina de muitas pessoas. E apesar de esta falta de concentração ser algo tão emergente, muita gente ainda deixa de lado acreditando ser apenas “uma fase ruim”. Porém, é preciso considerar que a dificuldade para se concentrar pode estar associada ao seu estilo de vida e às maneiras pelas quais você põe determinada atividade em prática.

Dificuldade de concentração: Como lidar com os problemas de concentração?

Para lidar com os problemas de concentração é preciso mudar algumas formas de trabalhar e estudar, seguindo as considerações abaixo:

1- Defina horários específicos para atividades “não importantes”

A dificuldade de concentração pode ser trabalhada a partir do momento em que você “risca” as atividades ruins da sua rotina de uma forma inteligente. Isto é, ao invés de apenas tentar deixar as redes sociais de lado, estabeleça um horário para abri-las. Logo, você terá um momento específico para isso e conseguirá se policiar de forma mais efetiva.

2- Mantenha a sua mesa sempre organizada

A mesa em que você está estudando ou trabalhando precisa estar sempre organizada. Sendo assim, deixe os materiais essenciais sempre à mão e guarde tudo que não for útil. Isso ajuda o seu cérebro a manter o foco no que realmente importa.

3- Faça pausas de tempos em tempos e evite a dificuldade de concentração

Não tente driblar a saturação do cérebro achando que você terá sucesso. Ou seja, evite ficar muito tempo focado em uma mesma atividade, sem nenhum tipo de pausa. O nosso cérebro precisa de, pelo menos, 5 minutos de descanso a cada 45 minutos.

4- Faça uma coisa de cada vez e drible a falta de concentração

Fuja da ideia de ser uma pessoa “multitarefa”. Este tipo de atitude aumenta a dificuldade de concentração, pois já foi cientificamente comprovado que só conseguimos focar em uma atividade por vez.

5- Saiba exatamente quais são as suas prioridades

Tenha em mente quais são as suas prioridades para determinado dia e comece sempre cumprindo-as. Ou seja, uma das formas de lidar com problemas de concentração é estabelecendo critérios para as suas atividades. O que é mais importante, deve ser feito primeiro. E dentre as atividades mais importantes, comece pelas mais difíceis.

6- Avalie as suas emoções durante as atividades

Quando você perceber que a falta de concentração está presente em alguma atividade, observe as suas emoções durante esta tarefa. Às vezes a dificuldade de concentração pode estar associada à problemas como depressão, ansiedade e estresse e, portanto, é preciso ir dar atenção a estes fatores, para assim restabelecer a sua concentração. Aqui, a psicoterapia e o autoconhecimento poderão lhe ajudar.

7- Invista em hábitos saudáveis para lidar com problemas de concentração

Por fim, lide com os problemas de concentração apostando em hábitos saudáveis, como:

  • Alimentação equilibrada;
  • 8 horas de sono;
  • Atividades físicas regulares;
  • Contatos sociais saudáveis;
  • Evite notícias ruins e conteúdos tóxicos em demasia;
  • Tenha um hobbie;
  • Entre outras atividades que promovem saúde e bem-estar.

Seguindo estas dicas você certamente lançará um novo olhar sobre a dificuldade de concentração e poderá lidar com essa questão de forma mais assertiva. Boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.