Dia do Farmacêutico é celebrado em todo país nesta quarta-feira

photo-1580281657527-47f249e8f4df
Banco de Imagens: Unsplash

Nesta quarta, 20 de janeiro, é comemorado em todo país “O Dia do Farmacêutico”. A data foi escolhida devido à fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), que ocorreu neste mesmo dia em 1916.

Com base nos dados do Conselho Federal de Farmácia, estima-se que o país conta com 229 mil farmacêuticos, atuando em diversas instituições de saúde, pesquisa e comerciais, visto que a área tem ampla variedade de atuação.

Este ano, a data vem sendo utilizada pelos profissionais, associações e conselhos da classe, para alertar sobre a importância que os farmacêuticos vêm exercendo, na linha de frente do enfretamento da Covid-19.

Neste cenário de crise sanitária, os profissionais de farmácia atuam como mediadores da sociedade e medicina, promovendo orientações sobre o uso racional de medicamentos e demais preocupações referente à saúde e bem estar.

Além disso, vale destacar como a pandemia afetou a rotina desses farmacêuticos, que trabalham na linha de frente do combate à Covid, desempenhando funções estratégicas desde à pesquisa de vacinas em laboratórios até a dispensação e separação dos medicamentos aos pacientes contaminados em hospitais de campanha.

 

Expectativa da classe durante a vacinação

photo-1580281658460-2d1114999983
Banco de Imagens: Unsplash

O protagonismo da categoria farmacêutica no processo de avaliação e aprovação de uso das vacinas contra a covid vem sendo evidente desde o início da pandemia.

Os farmacêuticos brasileiros integram equipes fundamentais para pesquisa e produção das vacinas, como por exemplo, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Instituto Butantan, entre outros centros de pesquisa que atuaram nos estudos clínicos.

A classe também se destacou no processo de autorização do uso emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

No último domingo, 17, os resultados que confirmavam a aprovação da CoronaVac pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), foram apresentados por um farmacêutico, o gerente geral de Medicamentos, Gustavo Mendes Lima.

O farmacêutico também é membro do Grupo de Trabalho sobre Indústria do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e na oportunidade justificou a aprovação de uso emergencial. “Tendo em vista o cenário da pandemia, o aumento no número de casos e a ausência de alternativas terapêuticas, é uma situação de muita preocupação e tensão por conta dos insumos necessários contra a doença”, destacou Gustavo, conforme publicação do Conselho Federal de Farmácia.

Sobre a autorização de farmacêuticos para realizar a imunização contra a Covid-19, vale destacar, que o conselho vem fazendo sucessivas reivindicações para O Ministério da Saúde, a fim de a classe e as farmácias sejam aliados do Sistema Único de Saúde (SUS) durante a campanha de imunização dos brasileiros.

 

Homenagens pelo país

Atendendo as regras de distanciamento social e prevenindo possíveis aglomerações, a maioria das atividades em alusão ao Dia do Farmacêutico serão virtuais.

Ciclos de palestras onlines, como ocorrem no Paraná e em Sergipe, garantem que profissionais de todo o Brasil participem destas oportunidades, que promovem mais interação e conhecimento.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.