Desodorante antitranspirante faz mal à saúde?

Muita gente se questiona se o desodorante antitranspirante faz mal à saúde, porém, é preciso entender como ele realmente funciona para assim tomarmos medidas cabíveis diante deste consumo.

Pois apesar de ser feito para esta finalidade, isso não quer dizer que o produto seja totalmente seguro, não é mesmo? Portanto, acompanhe as informações do nosso artigo para saber mais sobre o tema.

Desodorante antitranspirante faz mal à saúde? Entenda como funciona

A ideia central do desodorante antitranspirante é que, de fato, não ocorra a transpiração nas axilas. Ou seja, diferente dos desodorantes comum que apenas impedem a proliferação de bactérias que causam o mau odor, o antitranspirante é responsável por impedir que as glândulas sudoríparas se livrem do suor que é produzido pelo organismo.

Além disso, a composição deste tipo de cosmético é rica em alumínio que, no longo prazo, pode ser um dos causadores do desenvolvimento de alguns tipos de cânceres.

No caso de pessoas com peles sensíveis, a concentração de alumínio pode provocar irritação, coceira, vermelhidão e até mesmo alguns tipos de dermatites. Portanto, o uso deve ser descontinuado neste tipo de caso.

Porém, o que todas essas informações nos dão a entender? O desodorante antitranspirante faz mal à saúde, ou não?

A resposta mais correta para este questionamento seria: depende.

Isso porque existem estudos que apontam que os desodorantes podem ser inofensivos para a saúde, desde que você consuma moderadamente e não apresente sensibilidade aos componentes da fórmula.

Em contrapartida, há evidências que apontam que o alumínio pode sim acarretar em um aumento nas chances de se desenvolver alguns tipos de cânceres.

No entanto, há um consenso entre muitos profissionais que apontam que usar desodorantes naturais pode ser uma alternativa mais interessante. Assim, você pode preparar o seu cosmético e utilizar no dia-a-dia para evitar o mau odor.

Em contrapartida, esse tipo de desodorante não irá inibir a transpiração, ou seja, você continuará transpirando, mesmo que use o produto. A ideia central desse produto natural é que você não tenha o desenvolvimento de bactérias que possam causar o mau cheiro.

Desodorante natural é o mais recomendado

Apesar de existirem muitos tipos de desodorantes no mercado, os naturais são os mais recomendados para garantir a sua saúde, seu bem-estar e, obviamente, sua higiene sempre em dia.

Alguns contam com composições à base de óxido de magnésio, que tendem a ser menos irritativas e mais suaves para o tecido cutâneo.

Mas além de poder comprar o seu desodorante natural e vegano, é possível também apostar em misturas feitas em casa.

Especialistas recomendam, inclusive, que você faça uma mistura com álcool 70% e algumas gotas de óleo vegetal. Além disso, há outras receitas de desodorante caseiro à base de bicarbonato de sódio, por exemplo.

 

Contudo, fica entendido o desodorante antitranspirante faz mal à saúde dependendo da concentração de alumínio, do tipo de pele que você tem e da quantidade consumida ao longo de sua vida. Lembre-se que a melhor forma de encontrar o produto adequado para você é conversando com o seu dermatologista.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.