Contagem de calorias pode auxiliar na perda de peso saudável

photo-1516201580490-33550d32de5c
Banco de Imagens: Unsplash

Garantir uma alimentação equilibrada de forma efetiva, sem dúvidas, é a melhor estratégia para atingir objetivos estéticos, seja o emagrecimento, como também, o ganho de massa magra. Além disso, já é sabido que uma alimentação diversificada ajuda a prevenir doenças e ter uma qualidade de vida melhor.

Atualmente, as dietas com base em restrições já estão sendo menos frequentes, visto que as pessoas têm mais consciência de que um só alimento não é capaz de levar a um ganho de peso ou atrapalhar a rotina saudável, mas sim, a quantidade de calorias dele que é ingerida por dia.

Um grande exemplo, de acordo com os especialistas está relacionado ao consumo de doces. Praticantes de dietas restritivas acabam eliminando o consumo desses tipos de produtos em sua rotina ou deixando para comer apenas no final de semana. Esta restrição acaba elevando o risco de transtornos, inclusive em muitos casos, a pessoa não resiste e acaba em um só dia consumindo uma quantidade exagerada, que poderia, sem prejuízo nenhum, ser dividida ao longo da semana.

A restrição de alimentos, ainda faz o organismo interpretar uma situação de risco, o que pode gerar como reação o aumente do apetite, além de baixar o nível do metabolismo. Isso porque o corpo acaba entendendo que é necessário fazer algo para aumentar a ingestão e diminuir o gasto calórico para preservar sua energia, já que está em uma condição de “privação”.

Para não correr o risco dos efeitos contrários desse tipo de disciplina alimentar, uma boa alternativa, de acordo com especialistas de saúde nutricional, é priorizar uma alimentação equilibrada ou flexível, como também é conhecida.

Na alimentação flexível, nenhum alimento é proibido, entretanto, a quantidade de calorias ingeridas por dia é controlada, a fim de garantir um consumo adequado com os objetivos de cada individuo.

Como fazer a contagem de calorias?

Seja para perder peso ou ganhar, as calorias ingeridas por dia devem ser baseadas nas características pessoais de cada indivíduo como:

  • Idade
  • Peso
  • Altura
  • Sexo
  • Nível de atividade praticada por dia

De acordo com essas informações é possível saber quantas calorias a pessoa necessita por dia. Definido esse número, qualquer quantia a mais irá resultar em um ganho de peso, como também, as calorias a menos na perda.

Atualmente existem inúmeros aplicativos que ajudam a calcular o número de calorias ingeridas por dia, entretanto, uma nutricionista pode elaborar um cardápio seguindo essa estratégia, a fim de que o processo seja ainda mais prático e funcional.

Os aplicativos e sites mais usados para calcular a quantidade de calorias ingeridas por dia são:

Apesar disto, vale destacar que nem todas as calorias são iguais. 100 calorias de um doce, por exemplo, afeta mais organismo do que 100 calorias de oleaginosas.

Por isso, não basta apenas contar as calorias, é preciso fazer uma escolha equilibrada, priorizado cada vez mais alimentos naturais, porém, sem restrições radicais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.