Consumo regular de probióticos pode ajudar no tratamento contra acne

photo-1494597564530-871f2b93ac55
Banco de Imagens: Unsplash

O consumo de determinados alimentos pode levar a uma melhor qualidade de vida, seja através da prevenção de diversas doenças, como também, no aumento da disposição, autoestima e bem estar.

Quanto mais naturais e orgânicos, melhor esses alimentos agem no organismo humano, como é o caso dos probióticos.

Os probióticos são micro-organismos vivos, que atuam no corpo humano, facilitando a digestão e absorção de nutrientes.

Considerados como as “bactérias do bem”, os probióticos favorecem o bom funcionamento do metabolismo, sendo fortes agentes de defesa do organismo, além de auxiliar todo o sistema imunológico.

Esses micro-organismos do bem podem ser adquiridos por meio da ingestão de determinados alimentos, inclusive, pela suplementação, caso seja recomendado pelo médico.

Alimentos ricos em probióticos

photo-1562114808-b4b33cf60f4f
Banco de Imagens: Unsplash

Para garantir um consumo regular de probiótico é necessário incluir na dieta, os seguintes alimentos:

  • Iogurte probiótico: Apesar de todos os iogurtes serem considerados alimentos saudáveis e ricos em proteína, vale lembrar, que nem todos são probióticos. Para garantir um iogurte probiótico é preciso analisar o rótulo, a fim de verificar a informação da existência desses micro-organismos, que chegam vivos até a flora intestinal. O iogurte Activia é um exemplo de probiótico, pois possui a bactéria Bifidobacterium animalis DN173010 em sua formulação.
  • Kefir: Essa bebida probiótica é obtida através da fermentação de grãos de Kefir em leite ou água. O Kefir possui bactéria do tipo Lactobacillus, Lactococcus, Leuconostoc, além de acéticas e leveduras. Vale destacar, que os grãos de Kefir não são comercializados e podem ser garantidos por meio de doações. Há, inclusive, comunidades em redes sociais que oferecem os grãos gratuitamente.
  • Picles: A solução de água e sal, a qual os pepinos ficam submersos, garante a fermentação do alimento pelas suas próprias bactérias. Diante disto, os picles se tornam uma grande fonte de probióticos, além de possuir efeitos antioxidantes.
  • Kombuchá: A fermentação do chá verde, preto ou de infusões ricas em cafeína adoçada garante a aglomeração de bactérias e leveduras, se tornando um potencial alimento probiótico. Além disso, o consumo de kombuchá pode estar associado à perda de peso.

Os probióticos também podem ser obtidos através de suplementações específicas, caso o indivíduo não consiga garanti-la por meio da alimentação.

 

Benefícios dos probióticos para o organismo

photo-1509384473936-2d36ab6e198d
Banco de Imagens: Unsplash

A estabilização da flora intestinal, por meio da atuação dos probióticos resulta em diversos benefícios.

Primeiramente, eles inibem a produção de bactérias prejudiciais à saúde no aparelho digestivo, e logo, do organismo em geral. Isso evita o surgimento de diversas doenças.

Outra função dos probióticos no organismo é fortalecer a defesa, por meio da melhor absorção de nutrientes benéficos, inclusive, do aumento da imunidade.

Apesar de esses benefícios já serem suficientes, vale destacar, que o uso de probióticos pode acarretar em mais vantagens, como por exemplo, no tratamento de acne e outras doenças relacionadas à pele.

Isso porque os probióticos podem restaurar o microbioma cutâneo, estimulando a produção de antibióticos naturais, ácido hialurônico, ácido lático e ceramidas na pele.

Dessa forma, além de aumentar a barreira de defesa da cútis, protegendo contra os micro-organismos causadoras de doenças, os probióticos reforçam também a hidratação e controle da oleosidade. A diminuição de acnes e dermatites pode ser notada com o uso regular dessas bactérias do bem.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.