Consumir frutas do outono é a estratégia nutricional para aumentar imunidade

photo-1603431776695-7a51e12f4736
Banco de Imagens: Unsplash

O consumo de alimentos sazonais, ou seja, que são produzidos na estação presente é uma grande estratégia para otimizar os nutrientes das frutas e vegetais durante as refeições.

Isso porque, o cultivo desses alimentos acaba sendo realizado em condições apropriadas, tanto de temperatura, quanto de chuva, reduzindo assim, a necessidade de uso de produtos químicos que estimulam o crescimento das plantas.

Além desses benefícios nutricionais, outra vantagem das frutas, legumes e vegetais da estação é o valor. Visto que a oferta é maior, já que a produção é favorável, o preço desses alimentos também costuma reduzir, possibilitando uma dieta variada e equilibrada sem pesar no bolso.

Neste mês de março, especificamente a partir do dia 21, a chegada do outono marca um novo ciclo de produção. Aproveitar as frutas típicas do outono pode ser uma boa estratégia para aumentar a imunidade nesta época que as temperaturas e umidade do ar tendem a baixar.

 

Leia também: Consumo de alimentos com vitamina B3 pode ajudar a prevenir o câncer de pele

Frutas típicas do outono

photo-1604238866133-3e7c8cbbf41c
Banco de Imagens: Unsplash

No outono frutas ricas em vitaminas A, C e do complexo B aparecem mais nas feiras e supermercados.

A sábia natureza garante que, neste período de clima mais ameno com temperaturas baixas e ar seco, os alimentos da estação supram as necessidades do organismo de acordo com o clima. Por isso, as frutas do outono são ricas em nutrientes que fortalecem a imunidade, prevenindo doenças recorrentes da época, como gripes e resfriados.

Entre as principais, nutricionistas destacam o consumo de abacate, caqui, tangerina, goiaba e carambola.

  • Abacate: O abacate é a típica gordura boa, já que aumenta o nível de colesterol bom e ajuda a reduzir o ruim. Além disso, possui vitamina A, E, C, K e minerais como potássio e magnésio. Essas propriedades e sua ação antioxidante fortalece o sistema imunológico, tudo que o indivíduo precisa para se livrar das doenças típicas de outono.
  • Caqui: Rico em ferro, cálcio e vitaminas A, B1, B2 e C, o caqui é outra fruta encontrada durante o outono, que pode ajudar a reforçar a imunidade. Além de prevenir gripes e resfriados, essa fruta de sabor adocicado pode ser um excelente antídoto na prevenção do câncer de próstata.
  • Tangerina: Que frutas cítricas são ricas em vitamina C tudo mundo já sabe, entretanto, os nutrientes da tangerina vão além. A fruta contem minerais como fósforo, cálcio e magnésio, o que auxilia na reposição de líquidos, excelente função em um período de baixa umidade como o outono.
  • Goiaba: Quando falamos em vitamina C, sem dúvidas, a primeira fruta que vem a cabeça é a laranja certo?! Porém, saiba que a goiaba possui muito mais vitamina C do que ela, inclusive, também garante cálcio, fósforo e ferro, além de outras vitaminas como a A, B e E.
  • Carambola: Não só de beleza é feita a carambola, a fruta que quanto cortada garante um formato de estrela também é fonte de vitaminas A, C e do complexo B. Estudos apontam que a fruta também pode reduzir os níveis de colesterol e proteger o fígado do câncer.

Além de aumentar o consumo dessas frutas no outono, também é importante manter a hidratação em dia, consumindo pelo menos dois litros de água por dia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.