Concentração: Como treinar a sua atenção plena

“Música para concentração“; “óleo essencial para concentração”; “atividade de atenção e concentração”… Não importa qual é a sua dúvida, se você chegou até aqui, é porque quer aprender a como melhorar a concentração de uma maneira efetiva e assim atingir bons resultados nos seus estudos, não é mesmo?

Afinal, a falta de atenção pode acabar com a motivação para estudar, além de desencadear uma baixa autoestima intelectual e uma falta de interesse em aprender algo novo.

No entanto, existem medidas que podem lhe ajudar a ter mais atenção nos estudos e assim atingir os resultados que você almeja. Quer saber como? Acompanhe o conteúdo de hoje!

Como melhorar a concentração?

Para melhorar a concentração é preciso apostar em estímulos sensoriais que possam lhe ajudar a ter mais foco nas tarefas do dia a dia. Além disso, hábitos saudáveis são indispensáveis para garantir que os resultados, que você tanto almeja, sejam alcançados. Veja abaixo algumas considerações que podem lhe ajudar:

1- Use óleo essencial para concentração

A aromaterapia é uma excelente técnica capaz de melhorar a sua atenção nos estudos, permitindo que o foco seja mais intenso e que você consiga absorver melhor os conteúdos que lê/assiste/ouve.

No entanto, é preciso escolher o óleo essencial para concentração que realmente desencadeie efeitos no seu cérebro que sejam capazes de aumentar a sua capacidade de observação e assimilação. Sendo assim, invista nos óleos abaixo:

  • Óleo essencial de lavanda, que promove bem-estar, relaxamento e melhora o seu foco, diminuindo as sensações de estresse e ansiedade, por exemplo.
  • Óleo essencial de alecrim, com um aroma estimulante e capaz de aumentar a sua atenção.
  • Óleo essencial de hortelã, com ativos capazes de manter a sua mente mais ativa e o seu foco muito mais aguçado.

2- Ouça música para concentração

As músicas para concentração também são capazes de melhorar a sua capacidade de manter o foco em uma determinada atividade. Em aplicativos como Spotify, por exemplo, você encontra diversas playlists que têm por objetivo promover o foco.

Você pode encontrar listas com músicas alfa, enquanto outras apresentam músicas instrumentais, e até mesmo, sons da natureza. Escolha a opção que mais combina com o seu gosto e ouça em um volume agradável (nem muito alto, pois poderá dispersar a atenção, e nem muito baixo, pois poderá promover a sonolência).

3- Pratique atividade de atenção e concentração

Algumas atividades diárias também podem aumentar a sua capacidade de atenção. Uma dessas atividades é montar um quebra-cabeça. Quanto mais você estimular a sua mente com jogos e atividades neste sentido, melhor será a sua capacidade de atenção plena.

Outros jogos de raciocínio, observação e atenção também podem ser explorados. Esta costuma ser uma forma de melhorar o seu foco de uma maneira muito divertida e prazerosa.

4- Consuma alimentos que aumentam a concentração

Por fim, lembre-se que existem alimentos que aumentam o foco e permitem que você se sinta menos ansioso com os estudos. Por exemplo, o chá de camomila costuma diminuir os níveis de estresse, permitindo que você se concentre com mais eficiência.

Da mesma forma, a cafeína também é capaz de aumentar o seu estado de alerta, melhorando assim a sua atenção. Você pode encontrar cafeína no café, chá-verde e até mesmo no chocolate amargo.

 

Ao unir todas estas dicas, você certamente se sentirá muito mais concentrado nos estudos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.