Como ter um café da manhã mais nutritivo

Ter um café da manhã mais nutritivo é o objetivo de muitas pessoas, afinal, o desjejum é considerado a refeição mais importante do nosso dia-a-dia, pois é o momento em que podemos repôr energias e hidratar o corpo de uma forma eficiente.

Entretanto, nem todos os tipos de alimentos e bebidas são indicados para esta refeição. Inclusive, já fizemos um artigo sobre o que não comer no café da manhã.

Mas, e quando queremos tornar o momento mais nutritivo? O que não pode faltar? Veja em nosso guia de hoje!

Como ter um café da manhã mais nutritivo? Veja quais alimentos podem complementar a refeição!

Antes de qualquer coisa, lembre-se de que a hidratação é primordial para manter a saúde e o bem-estar ao longo de todo o dia. Isto é, além de incluir um leque de alimentos nutritivos em sua refeição, procure beber bastante líquido pela manhã.

Isso porque passamos cerca de 6 horas (no mínimo) sem hidratar o nosso corpo, prejudicando assim a nossa saúde se nada for feito para impedir a desidratação. Além disso, consumir água logo ao acordar ajuda a manter os órgãos ativos e espanta a sonolência.

Mas, além da hidratação, devemos pensar nos nutrientes, vitaminas e minerais que são consumidos logo após sairmos da cama. Abaixo listamos algumas ideias para você:

1- Ovos mexidos

Os ovos mexidos são muito populares nos EUA e fazem parte de praticamente qualquer café da manhã.

Além de ser fácil de preparar, os ovos mexidos aumentam a saciedade – devido às proteínas – e dão mais disposição para começar o dia.

Suas vitaminas e minerais também fortalecem o nosso organismo como um todo.

2- Como ter um café da manhã mais nutritivo: Consuma mingau de aveia

Ao invés de consumir os cereais matinais que são repletos de açúcares e amido, que tal investir em um mingau de aveia? Se o leite for desnatado, melhor ainda!

A aveia conta com uma composição rica em fibras, capaz de regular o trânsito intestinal, aumentar a saciedade e fazer uma “varredura” nas toxinas presentes em nosso sistema digestivo.

3- Frutas frescas

As frutas são fontes de vitaminas e minerais importantes para a nossa saúde. Lembre-se de investir em opções frescas e orgânicas para ter ainda mais benefícios.

Vale apostar na banana, no mamão, morangos, melancia, laranja e tangerina. Consuma uma porção e de quebra hidrate o seu corpo com frutas ricas em água.

4- Suco natural preparado em casa

Preparar um suco natural também pode ser  uma forma de ter um café da manhã nutritivo. Entretanto, não acrescente açúcar no preparo, ok? E consuma um copo. Mais do que isso, poderá tornar o café calórico demais.

5- Bebidas de soja ao invés do leite integral

As bebidas de soja são verdadeiras aliadas da saúde do coração, diminuindo os níveis de colesterol no sangue.

Desse modo, você pode substituir o copo de leite integral por bebida de soja, desde que consumida uma porção.

Lembre-se de que o seu café da manhã é muito importante e é ele quem dará energia para praticamente todo o dia. Portanto, consuma alimentos saudáveis e de forma consciente!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.