Como prevenir a incontinência urinária

Saber como prevenir a incontinência urinária é importante para garantir que este problema não se torne algo que atrapalhe a sociabilidade das pessoas.

Afinal, só quem já teve incontinência sabe o quanto o desconforto é capaz de inibir os contatos sociais, por receio de se sentir exposto e envergonhado.

Pensando nisso, trouxemos dicas e informações importantes sobre o problema. Acompanhe.

O que é e quais são os tipos de incontinência urinária?

A incontinência urinária nada mais é do que a dificuldade de manter o controle miccional, desencadeando episódios onde a urina pode escapar de maneira involuntária.

Existem três tipos de incontinência urinária:

  • Incontinência de esforço: A incontinência de esforço é quando a pessoa não consegue manter o controle da urina ao levantar muito peso, rir, se exercitar ou ter algum movimento brusco.
  • Incontinência de urgência: Já a de urgência está associada com a necessidade urgente de urinar, que surge de uma maneira muito súbita, impedindo que a pessoa consiga se controlar antes de chegar ao banheiro.
  • Incontinência mista: A mista, por sua vez, é quando o sujeito apresenta a incontinência de esforço e urgência, desencadeando maiores constrangimentos.

A incontinência é capaz de promover um isolamento social forçado, tendo em vista que a pessoa teme que sua urina acabe escapando em qualquer tipo de envolvimento social. Com isso, os efeitos psicológicos podem ser intensos.

Como prevenir a incontinência urinária?

Entender como prevenir a incontinência urinária pode garantir que mulheres grávidas, por exemplo, tenham menos chances de desenvolver o problema.

Entretanto, além de ser preventivo, os exercícios para assoalho pélvico (exercícios de Kegel) também podem ser praticados por quem já sofre com a dificuldade de controle.

Para praticá-lo, você precisa:

  1. Deitar de barriga para cima, com os joelhos dobrados.
  2. Com a bexiga vazia, fazer movimentos de soltar e segurar a urina.
  3. Repita o processo lentamente, é preciso que o seu cérebro e sua mente criem uma consciência da musculatura na região.

No caso de mulheres grávidas, é preciso que você mantenha as contrações do assoalho pélvico por 10 segundos, relaxando em seguida por 15 segundos.

Vale lembrarmos que o acompanhamento de um fisioterapeuta pode ser uma ótima pedida, tendo em vista que ele poderá lhe ajudar a encontrar o músculo que realmente precisa ser contraído e relaxado.

Quando buscar ajuda médica?

Se apesar de a prática de exercícios de contrações e relaxamento do assoalho pélvico você ainda sentir que a incontinência persiste, é importante buscar ajuda médica.

Lembre-se que o processo pode ser um pouquinho demorado, ou seja, para recuperar apenas com os exercícios pode ser que você tenha que trabalhar a musculatura por pelo menos 3 meses, 3 vezes ao dia.

Em casos mais leves, em algumas semanas já será possível ter bons resultados. Mas, de qualquer forma, compreender como prevenir a incontinência urinária pode ajudar, mas não hesite em buscar auxílio profissional se perceber que o problema não está sendo solucionado.

Não deixe a sua vida social ser afetada pela incontinência! Saiba que existem tratamentos que prometem reverter a situação e devolver a sua autoestima.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.