Como fazer uma boa gestão do tempo?

Entender como fazer uma boa gestão do tempo é primordial para uma rotina mais estruturada, produtiva e motivadora. Porém, nem sempre conseguimos organizar as coisas da forma como gostaríamos, e isso pode tornar o trabalho um pouco “truncado”.

Mas como fazer esta gestão? O que levar em consideração? Responderemos estes questionamentos em nosso guia de hoje. Acompanhe.

Como fazer uma boa gestão do tempo?

Para entender como fazer uma boa gestão de tempo, você precisa antes de qualquer coisa conhecer todas as suas obrigações e necessidades.

Apenas com tudo posto na ponta do lápis é que você conseguirá criar uma estrutura de trabalho e estudos que verdadeiramente traga frutos no futuro. Veja como:

1- É preciso saber aonde você quer chegar e ter prazos

Saber o que precisa ser feito é de longe um dos pontos mais importantes. Afinal, como você conseguirá gerir o seu trabalho se não é capaz de mensurá-lo em questão de quantidade?

Quando você consegue pôr em número as suas necessidades, tudo muda. Além disso, estipular prazos é essencial para fugir da procrastinação.

Entretanto, apenas estipular os prazos não adianta. É preciso cumpri-los. Caso contrário, a desmotivação e a improdutividade podem aparecer.

2- Quebre as atividades em pequenos passos

Não crie um fluxo de trabalho que apenas priorize as atividades no seu todo. Mas sim, pense em criar algo que traga uma consistência detalhada dos passos de tudo o que você precisa saber.

Sendo assim, se for necessário entregar um relatório na próxima semana, saiba quais são todas as partes que o contemplam.

3- Como fazer uma boa gestão do tempo: Foque em um passo de cada vez

Com todos os passos estipulados, é preciso aprender a focar em um por vez. Não adianta tentar correr atrás do prejuízo fazendo mil coisas de uma vez.

Mas sim, é preciso saber que aqui e agora você deverá fazer X e, mais tarde, Y. Assim você cria um fluxo de trabalho que respeita os seus limites e ainda por cima lhe traz uma ótima sensação de produtividade e dever cumprido.

4- Permita pausar e espairecer a mente

Fuja da ideia de tentar fazer o máximo possível sem pausas e descansos. Este tipo de atitude poderá simplesmente sugar toda a sua energia e disposição.

Por conta disso, permita ter as suas pausas estruturadas, com foco em descansar de fato e espairecer a mente.

Vale 20 minutos a cada 3 tarefas concluídas, com um bom café ou apenas um momento de reflexão olhando a vista da janela.

Crie intervalos que sejam prazerosos.

5- Crie blocos no seu dia

Saiba estabelecer blocos de trabalhos e atividades ao longo do seu dia. Afinal, como fazer uma boa gestão do tempo sem dividi-lo de uma maneira inteligente?

Por isso, crie momentos para tarefas de escrita, outras para as reuniões e chamadas de vídeo, e assim por diante. E lembre-se sempre das pausas entre um bloco e outro.

6- Como fazer uma boa gestão do tempo: Crie recompensas mentais

As recompensas mentais podem ser ótimos motivadores. Desse modo, você poderá se mimar sempre que sentir que está organizado e concluindo tudo que realmente precisa fazer.

Logo, sentirá muito mais motivação, disposição e energia para dar continuidade às suas atividades. Lembre-se de que você merece!

Com todas estas dicas, você já conseguirá ter uma melhor gestão do seu tempo. E ainda, como dica extra, tente descobrir o que suga o seu tempo de forma negativa e crie alternativas para lidar com o problema.

Afinal, cortar o mal pela raiz é melhor que remediá-lo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.