Como diminuir inchaços nas pernas no fim do dia

Diminuir o inchaço nas pernas, no fim do dia, é o que muitas pessoas desejam depois de uma rotina corrida, especialmente àquelas que permanecem em pé por horas seguidas. Pois além de sentir peso nas pernas, as dores também podem aparecer, dificultando alguns movimentos diários.

O que causa o inchaço nas pernas?

O inchaço nas pernas pode ser causado pela retenção de líquidos, especialmente em dias mais quentes.

Além disso, as temperaturas elevadas podem fazer com que ocorra a vasodilatação, que é capaz de levar mais fluídos para as pernas, fazendo com que a pele fique inchada.

Outras causas podem ser problemas relacionados à má circulação, vida sedentária, varizes, e até mesmo a permanência em pé ou sentado por muito tempo.

Nos casos não relacionados com doenças, é possível tratar o problema com facilidade, apenas adquirindo algumas mudanças de hábito.

Como diminuir os inchaços nas pernas no fim do dia?

Veja as nossas dicas simples para você diminuir os inchaços nas pernas no fim do dia:

1- Levante as pernas no fim do dia

Levantar as pernas no fim do dia pode auxiliar no processo de retorno venoso, diminuindo o acúmulo de líquidos nos membros inferiores. Faça isso deitado na cama, com as pernas apoiadas na cabeceira, por exemplo.

2- Use roupas que permitam a transpiração

Transpirar é muito importante em dias mais quentes, pois auxilia no equilíbrio da temperatura corporal, elimina toxinas e diminui o inchaço. Entretanto, é preciso usar peças de roupas que sejam confortáveis e permitam que você transpire com facilidade.

3- Tome um banho gelado ou use bolsas com gelo

Tomar um banho gelado, além de agradável em dias mais quentes, é capaz de diminuir a vasodilatação, fazendo com que os inchaços diminuam.

As bolsas com gelo ou água gelada também podem promover este efeito.

4- Faça massagens

As massagens, além de relaxantes, podem auxiliar na melhor circulação de líquidos nas pernas. Para isso, sente-se mantendo as pernas esticadas e vá massageando-as.

5- Beba água regularmente

Você sabia que um dos maiores motivos de termos inchaço e retenção líquida é a falta de ingestão de água? É como se o nosso organismo tentasse armazenar mais água como uma medida protetiva contra a desidratação.

Por conta disso, é muito importante que você mantenha o consumo de água sempre em dia, bebendo cerca de dois litros diariamente.

6- Consuma alimentos diuréticos

Os alimentos diuréticos também podem diminuir inchaços na perna no fim do dia. Isso porque eles são responsáveis por eliminar mais líquidos de nosso organismo, auxiliando na expulsão de toxinas e deixando o nosso corpo muito mais saudável e leve.

E se não diminuir o inchaço nas pernas?

Se mesmo depois de seguir as recomendações acima, as suas pernas parecerem ainda mais pesadas, inchadas e até mesmo doloridas, é importante que você busque auxílio médico.

Algumas doenças como a trombose podem estar associadas a este sintoma, e por isso é importante você se atentar para este sinal.

Cuide-se e mantenha os seus exames sempre em dia!

Veja também: Remédios caseiros para aliviar a dor de garganta

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.