Como diminuir a dor de torcicolo – Veja como aliviar

Diminuir a dor de torcicolo é importante para não permitir que o incômodo atrapalhe a nossa rotina. Até porque a dor pode ser tão intensa que faz com que tenhamos dificuldades para nos concentrar e assim exercer as nossas atividades diárias.

Pensando nisso, fizemos este guia com informações importantes para tratar o problema e diminuir o desconforto causado pelo torcicolo. Acompanhe.

Como diminuir a dor de torcicolo?

É importante frisar que diminuir a dor de torcicolo pode ser simples, desde que o problema não esteja associado à outras doenças, obviamente.

Por isso, se o problema persistir por mais de uma semana, e você perceber que outros sintomas também apareceram, o ideal é que você busque auxílio médico.

Porém, se a dor é recente, causada por um “mau jeito”, veja as nossas dicas para aliviar:

1- Exercício para relaxar a musculatura

Você pode fazer alguns exercícios leves para tentar relaxar a musculatura na região e assim diminuir a dor. Para isso, posicione-se de pé, com as pernas levemente afastadas uma da outra. Em seguida, relaxe o tronco para frente, também abaixando a cabeça.

Faça um movimento como se quisesse tocar os pés com as pontas dos dedos, mas sem “forçar”. Apenas deixe o seu corpo relaxado para frente.

Faça este exercício por alguns segundos e volte para a posição inicial. Depois, repita novamente, até sentir um maior relaxamento na região do pescoço.

2- Massagem na região

Uma massagem firme na região também pode ajudar a diminuir a dor de torcicolo. Para isso, utilize o polegar para pressionar bem no centro do músculo dolorido.

Pressione por cerca de 30 segundos e relaxe. Repita algumas vezes, até notar que a sensação de dor diminuiu.

3- Relaxante muscular

O relaxante muscular também pode auxiliar na diminuição da dor. Porém, lembre-se que a automedicação pode ser prejudicial, ok?

Apenas consuma se o seu médico indicar, ou então, siga rigorosamente as recomendações do fabricante. Afinal, você não pode se esquecer de que todo medicamento pode apresentar efeitos colaterais.

4- Compressa quente

As compressas de água quente também ajudam a diminuir a dor. Isso porque elas dilatam as artérias, melhorando a circulação sanguínea e desencadeando uma sensação de relaxamento na região.

Para isso, utilize uma bolsinha de água quente diretamente sobre a região do torcicolo. Deixe por alguns minutos e repita o processo ao longo do dia.

5- Pomadas anti-inflamatórias

Por fim, é possível que o médico lhe indique alguma pomada anti-inflamatória para aplicar na região dolorida. Assim você diminui o desconforto no pescoço e garante que o movimento não seja limitado.

Entretanto, novamente frisamos que a automedicação não é a melhor alternativa, e é essencial que você converse com um profissional a respeito da sua dor, caso ela persista.

Atente-se para o seu travesseiro

Acordou querendo diminuir a dor de torcicolo pois parece que durante a noite o pescoço “endureceu”? Então talvez seja o momento de também analisar o seu travesseiro.

Às vezes o que você tem em casa já não é mais adequado para você. Lembre-se que uma cama confortável é imprescindível para a higiene do sono e a qualidade de vida.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.