Como aliviar dores nas pernas e pés

Existem diversas formas de como aliviar dores nas pernas e pés sem ter que consumir medicamentos logo de primeira. Afinal, não é nada agradável consumir remédios sempre que sentimos algum desconforto, não é mesmo?

E se você é adepto aos cuidados mais naturais, veja as nossas dicas de hoje para aliviar as dores nas pernas e pés.

Dicas simples de como aliviar dores nas pernas e pés

Para entender como aliviar dores nas pernas e pés é preciso que você considere o tipo de dor que está sentindo. Isto é, saber se a dor é proveniente de má circulação, exercícios intensos ou outro tipo de questão. Isso ajudará a tomar as melhores decisões. Veja:

1- Como aliviar as dores musculares

As dores musculares costumam ser causadas quando praticamos exercícios intensos ou ficamos expostos a algum tipo de repetição, como permanecer muito tempo em pé ao longo do dia.

Para aliviar este tipo de desconforto, o ideal é que você faça massagens suaves em seus pés e pernas, sempre na mesma direção, pressionando os pontos mais doloridos.

Além disso, procure utilizar compressas quentes na região, para melhorar a circulação e diminuir as dores.

2- Como aliviar as dores nas pernas causadas pela má circulação

Os problemas de má circulação podem ser muito desconfortáveis e doloridos. Isso ocorre muitas vezes porque permanecemos ou muito tempo em pé, ou muito tempo sentados ao longo do dia.

Para evitar o desconforto, o ideal é que você intercale períodos sentado e em pé durante toda a sua rotina. Além disso, procure utilizar meias que proporcionem uma compressão na região das pernas.

No fim do dia, massagens firmes poderão diminuir a dor, além de que deixar as “pernas para cima” também pode melhorar a sensação.

3- Dores causadas por problemas nas articulações

Os problemas nas articulações já estão mais associados com questões inflamatórias e doenças. Por conta disso, o ideal é que você compreenda a real causa do problema, para assim consumir alimentos que sejam anti-inflamatórios e proporcionem mais saúde e bem-estar para o dia-a-dia.

Compressas com gelo também são bem vindas e diminuem a inflamação na região.

Analgésicos e anti-inflamatórios naturais

Além de fazer exercícios, alongamentos, massagens e usar meias compressoras, existem alimentos que quando ingeridos também podem diminuir as dores nas pernas e pés. Veja quais são:

  • Cravo-da-índia: O cravo-da-índia é um poderoso anti-inflamatório capaz de diminuir as dores nas articulações e músculos. Você pode incluí-lo na sua alimentação em pequenas porções, e até mesmo chupá-lo como uma bala.
  • Gengibre: O gengibre é um excelente anti-inflamatório capaz de melhorar a saúde do nosso organismo como um todo. Experimente o chá de gengibre para ter uma vida mais saudável e com menos desconforto.
  • Uva roxa: A uva roxa, além de saborosa, é uma das frutas utilizadas em receitas de como aliviar dores nas pernas e pés. Consuma-a como sobremesa e tenha um alívio de curto, médio e longo prazo.
  • Aveia: A aveia também pode fazer parte da sua dieta para diminuir as dores. Consuma-a com frutas e veja o resultado.

Agora você já sabe como aliviar dores nas pernas e pés e poderá ter um dia-a-dia muito mais saudável e confortável.

Veja também: Como aliviar a dor de cabeça sem tomar medicamentos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.