Como aliviar a dor da afta – A dica 3 é a mais eficiente

Saber como aliviar a dor da afta é essencial para garantir mais conforto quando ela aparece. Até porque não há nada mais desagradável do que querer se alimentar com algo saboroso, mas ter a afta incomodando a todo instante, não é mesmo?

Pois saiba que existem dicas caseiras que ajudarão a diminuir o desconforto e a dor. Acompanhe o texto para saber mais.

4 dicas caseiras de como aliviar a dor da afta

Existem algumas técnicas caseiras de como aliviar a dor da afta que costumam agir imediatamente. Além disso, são responsáveis por acelerar o processo de recuperação do tecido da boca. Veja:

1- Enxágue a boca com água salgada e bicarbonato

A água salgada é capaz de diminuir o inchaço na região, enquanto o bicarbonato é bactericida e capaz de tratar a ferida com mais rapidez.

Além disso, a sensação que a mistura causa é capaz de diminuir expressivamente a dor. Portanto, misture uma colher de chá de sal em 150 ml de água, mais meia colher de chá de bicarbonato de sódio e faça o bochecho por 30 segundos.

2- Aplique gelo na afta

O gelo é muito utilizado para diminuir inchaços, dores e até inflamações. Por conta disso, segurar pequenas pedrinhas de gelo diretamente sobre a afta é uma ótima forma de diminuir a dor.

Entretanto, cuidado com o tempo que você mantém o gelo na boca. Não vá queimar o tecido, ok? Mas sim, deixe alguns instantes e retire. Repita até sentir que a região adormeceu e/ou desinchou.

3- Mascar cravo-da-índia

O cravinho-da-índia é um ótimo aliado quando o assunto é como aliviar a dor da afta. Pois além de tratar a inflamação e ter um gostinho agradável, ele é capaz de diminuir a sensação de dor e o inchaço, causando alívio quase que imediato.

Para isso, basta você pegar um único cravinho e mascá-lo como se fosse uma bala. Repita algumas vezes ao dia e perceba a recuperação mais acelerada.

  • Dica: O cravinho também pode ser usado para cuidar e higienizar a afta. Assim você tem uma cicatrização mais rápida e menos inchaço.

4- Como aliviar a dor da afta: Use algodão para isolar a região

Usar pequenos pedaços de algodão para isolar a região é uma forma de aliviar a dor momentaneamente. Ou seja, se você estiver sentindo muito desconforto causado pela afta, pegue um pedacinho de algodão e coloque sobre a mesma.

Assim que o algodão ensopar e estiver desconfortável, troque-o. Essa técnica é apenas para evitar o contato da afta com a língua ou dentes, e por isso é apenas uma solução momentânea.

Una esta técnica com as demais que citamos e você terá uma recuperação mais eficiente e menos dolorida.

  • Importante: Não use essa técnica na hora de comer ou beber, afinal, você poderá engolir o pedaço de algodão.

Mantenha uma alimentação saudável

Agora que você já sabe como aliviar a dor da afta, lembre-se de manter uma alimentação saudável para evitar o reaparecimento do problema.

Salvo em casos que a afta surge de impactos e mordidas, por exemplo, você pode evitá-las com uma refeição mais leve e menos ácida. Escolha bem seus alimentos.

Veja também: Remédios caseiros para aliviar a dor de garganta

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.