Como alcançar a felicidade? É possível ser plenamente feliz?

Alcançar a felicidade é o objetivo de muitas pessoas, todos os dias. Alguns crêem que precisam ganhar mais dinheiro no trabalho, enquanto outros sonham com o “par perfeito”. Há quem sonhe em ter uma família, e há aqueles que acreditam que a felicidade está relacionada com o ato de conhecer o mundo todo.

Em essência, a felicidade sempre será vista a partir do próprio “óculos” que uma pessoa possui. Ou seja, não há como estabelecer um único objetivo de felicidade universal.

A partir disso, surge a dúvida: é possível ser plenamente feliz? Como atingir a felicidade? Como chegar lá? Em nosso artigo de hoje vamos discutir estas ideias com você!

Qual o conceito de felicidade?

No dicionário, podemos encontrar o conceito de felicidade relacionado com o bem-estar físico e mental de uma pessoa. É a sensação de felicidade, alegria e satisfação que nos invade corriqueiramente. Entretanto, apesar de haver um conceito, a descrição da felicidade pode ser feita de maneiras diferentes pelas pessoas.

Como alcançar a felicidade?

Antes de qualquer coisa, precisamos salientar um ponto muito importante: Para alcançar a felicidade não existe um passo a passo. Embora as pessoas desejem seguir alguns scripts, infelizmente (ou felizmente!) precisamos compreender que como somos todos diferentes, não existe uma única forma de “chegar lá”.

Entretanto, existem alguns pontos que você pode sim considerar para melhorar a sua qualidade de vida e, a partir disso, proporcionar mais felicidade para você. Veja abaixo:

1- Saiba estabelecer um propósito para a sua vida

É preciso ter um propósito de vida para que possamos saber aonde queremos chegar. Porém, cuidado com o conceito deturpado de propósito!

Você não precisa ter um propósito único e imutável pelo resto da sua vida. Mas sim, você pode ir mudando os seus objetivos de acordo com o seu autoconhecimento e seus sonhos.

Hoje o seu propósito pode ser ter um emprego melhor, mas ao atingi-lo, o seu propósito poderá ser construir uma família saudável, e assim por diante.

2- Desenvolva o seu bem-estar e sua autoestima

Trabalhar o seu bem-estar é uma das formas de alcançar a felicidade, todos os dias. E para isso você precisa cuidar da sua saúde física, da sua autoestima e até mesmo do seu sono!

Quanto mais você der atenção para o autocuidado, mais sensação de prazer você poderá sentir em sua vida. E isso, como consequência, gera mais sensações de felicidade.

3- Entenda que a tristeza faz parte da vida

Entender que estar triste não é algo ruim é muito importante para alcançar a felicidade. Estranhamente as pessoas acreditam que a felicidade está atrelada à ausência de tristeza, o que não é verdade.

A tristeza nos ensina coisas valiosas, nos faz refletir e nos impulsiona rumo às melhores soluções de nossas vidas. Sem a tristeza, torna-se impossível mensurar a felicidade que sentimos. É em contrapartida aos momentos de tristeza que conseguimos enxergar a felicidade.

4- Pare de se comparar com os outros e construa a sua história

É muito importante que você saiba construir a sua história, fugindo de comparações. Nós somos parecidos com as outras pessoas, porém, possuímos sonhos, medos e objetivos únicos e que jamais poderão ser comparados.

Por conta disso, saiba que o que você deseja é diferente dos desejos dos outros, e por isso cada um possui um caminho diferente para alcançar seus objetivos.

5- Faça psicoterapia e quebre tabus e paradigmas internos

Fazer psicoterapia é uma das melhores maneiras de se autoconhecer e desenvolver o fortalecimento da sua saúde mental.

Assim você é capaz de ouvir suas próprias dúvidas e encontrar caminhos que antes não eram cogitados. Como consequência, abre novas portas importantes para alcançar a felicidade e mantê-la em sua vida.

6- Aprenda a valorizar as pequenas vitórias

Por fim, lembre-se que para alcançar a felicidade você não precisa fazer a maior conquista do mundo e nem se tornar um bilionário.

As pequenas vitórias já são capazes de proporcionar muitos efeitos positivos em sua vida, trazendo bem-estar e realizações. Por isso, saiba valorizá-las e assim gerar mais prazer em viver.

É possível ser plenamente feliz?

Afinal, alcançar a felicidade é possível, mas é possível ser plenamente feliz? A resposta é: depende.

É importante você saber valorizar os momentos de felicidade e bem-estar, como também é preciso desmistificar o desânimo e a tristeza para entender que estes sentimentos fazem parte de nossas vidas.

Quando entendemos que estaremos com medo ou tristes de vez em quando, e que isso não anula a felicidade dos outros momentos, compreendemos que sim, podemos ser plenamente felizes.

Saiba valorizar as alegrias e aprender com as tristezas. E jamais anule os momentos de felicidade quando a tristeza bater. Assim, você certamente entenderá o que é ser feliz, leve e satisfeito com a vida! Valorize-se!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.