Cirurgia bariátrica aumenta entre adolescentes e jovens

1597321212-688667921-747x429
Banco de Imagens: Unsplash

O aumento da obesidade entre adolescentes e jovens, vêm resultando na maior incidência de cirurgias bariátricas no país.

Apesar de não ser o único método contra o distúrbio, em alguns casos, como quando a condição é determinada como severa, a intervenção cirúrgica é a estratégia indicada para garantir mais saúde e qualidade de vida entre esses jovens brasileiros.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, nos últimos anos, houve um aumento de 218% no número de cirurgias bariátrica em pessoas menores de 18 anos.

Esse aumento merece atenção, já que a obesidade, assim com própria cirurgia, implica em riscos à saúde física e mental desses pacientes.

Riscos da cirurgia bariátrica em adolescentes

Visto que a maioria dos jovens que recorrem à cirurgia bariátrica, já possuem a saúde comprometida, devido às consequências da obesidade, como problemas de hipertensão e diabetes tipo 2, o risco de complicações na cirurgia bariátrica acaba sendo mais evidente.

Além disso, as consequências pós-operatórias, também devem ser consideradas, já que implicam tanto na saúde, como na qualidade de vida dos pacientes.

Entre elas, uma das mais questionadas pelos médicos, na hora de submeter o adolescente ou jovem à cirurgia, está relacionada à manutenção da dieta. Isto porque dependendo do tipo de intervenção, pode ser que a maior parte do estômago seja reduzida ou criado um desvio no intestino.

Dessa forma, o paciente deve comer pequenas refeições em intervalos frequentes, pelo resto da vida. Além disso, a complementação das refeições com vitaminas e minerais também é indicada, o que requer muita disciplina do pós-operatório, que segue de forma efetiva.

Vantagens da cirurgia bariátrica em adolescentes

Já em relação às vantagens, o método quando indicado pelos médicos pode ser extremamente eficiente na perda e controle de peso de jovens e adolescentes.

Um estudo do New England Journal of Medicine revelou que além de perderem mais peso, os adolescentes expostos à cirurgia bariátrica, quando comparados com adultos, apresentaram maior probabilidade de reduzir ou resolver condições crônicas decorrentes da obesidade.

Outros estudos sugerem a menor incidência de transtornos emocionais entre este público, após a intervenção, tais como depressão e ansiedade.

Esse fato fica bem evidente neste período, já que a fase da adolescência é marcada pela busca de aceitação, seja da sociedade como também a própria.

Apesar dessas vantagens, a cirurgia bariátrica em adolescentes requer muita atenção e só deve ser considerada como alternativa, após o diagnóstico de obesidade severa por um médico especializado.

Obesidade severa

A obesidade é considerada severa, quando o Índice de Massa Corporal (IMC) ultrapassa os 40.

Neste estágio, a condição é denominada também como obesidade mórbida.

A maioria das pessoas com obesidade severa apresentam comorbidades graves, inclusive, ela está associada a um aumento da mortalidade por todas as causas e por doenças cardiovasculares.

Outras ocorrências como hipertensão arterial, diabete melito 2, dislipemia, doença coronariana, apneia do sono, síndrome plurimetabólica, insuficiência cardíaca, arritmias, morte súbita, colecistopatia, acidente vascular cerebral, refluxo gastroesofágico esteato-hepatite e câncer colorretal, de mama e do endométrio são bem comuns em pessoas com obesidade severa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.