Carboidratos simples e complexo: Entenda as diferenças

Os carboidratos simples e complexos, embora sejam diferentes em suas essências, representam uma função primordial para a nossa saúde e o nosso corpo: fornecimento de energia para as células.

Sem o consumo adequado, podemos nos sentir mais cansados, fracos e menos dispostos para atividades cotidianas e exercícios.

No entanto, é preciso entender as diferenças entre um tipo e outro, ao passo de que assim você poderá consumir quantidades adequadas desses compostos orgânicos importantes. Para isso, continue lendo o conteúdo de hoje!

Quais as diferenças entre carboidratos simples e complexos?

Como o carboidrato é responsável por fornecer energia para o nosso corpo, quando o consumimos em exagero, e não gastamos essas calorias, passamos a ter um acúmulo de gordura. Por isso que muitas pessoas acreditam que cortar o carboidrato emagrece, embora essa não deva ser a única mudança na sua dieta.

Afinal, como já mencionamos, o déficit pode ocasionar perdas de energia, bem-estar e força muscular. Dito isso, vamos agora diferenciar os carboidratos simples e complexos para que você saiba quais consumir em cada momento do seu dia-a-dia:

  • Carboidratos simples: Os carboidratos simples são digeridos rapidamente pelo nosso organismo, ocasionando picos de glicemia e insulina em nosso corpo. Esses altos níveis de insulina fazem com que o nosso organismo entenda que há excesso de carboidrato, tirando-o imediatamente de “circulação” e armazenando-o em forma de gordura. Por isso que esse tipo de carboidrato favorece o ganho de peso e atrapalha os resultados na balança. Considera-se carboidrato simples: farinha branca, açúcar, doces, alimentos industrializados e açucarados, pães, bolos e tortas, etc.
  • Carboidratos complexos: Já os carboidratos complexos recebem esse nome porque a sua digestão é mais “complexa”, ou seja, lenta. Assim, o índice glicêmico é menor, o que faz com que a digestão lenta não transforme o carboidrato em excesso de gordura no corpo. Dentre as opções de alimentos com carboidratos complexos, podemos destacar: frutas, verduras, legumes, cereais integrais, aveia, sementes, etc.

Além disso, os carboidratos complexos também são ricos em fibras, o que auxilia no emagrecimento saudável, aumenta a sensação de saciedade e melhora o trânsito intestinal.

Quanto consumir de cada tipo?

Na realidade, é preciso sempre partir do pressuposto de que uma dieta saudável provém de um equilíbrio. Mas de qualquer forma, especialistas recomendam que o consumo de carboidratos complexos seja maior do que os simples.

Afinal, assim você fornece energia para o seu corpo, não engorda tão facilmente e ainda provém vitaminas, minerais e compostos importantes para a manutenção da saúde como um todo.

Já no caso dos carboidratos simples, é interessante evitá-los sempre que puder. E assim, consumir pequenas quantidades em momentos mais específicos: um almoço em família, um aniversário, noite da pizza, etc.

Lembrando ainda que é de suma importância que você não pratique apenas a restrição alimentar, mas sim, garanta um equilíbrio em seu cardápio, unindo uma alimentação balanceada com a prática de exercícios físicos.

Assim, certamente você terá ótimos resultados e poderá consumir carboidratos simples e complexos, dentro de uma harmonia que não seja feita de excessos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.