Câncer de pele: Como fazer o autoexame para esta doença?

câncer de pele pode apresentar sinais sutis pelo corpo, mas que podem ser percebidos a partir da observação e do autoexame. A alteração da pigmentação da pele, ou a modificação do tamanho, forma ou cor de uma pinta podem ser pistas de que algo não vai bem.

No entanto, para que o diagnóstico seja de fato confirmado, é preciso passar pela consulta com o dermatologista. Porém, de qualquer forma o autoexame é muito importante para garantir que qualquer alteração seja percebida precocemente.

Em nosso guia detalharemos todos os passos e tudo que deve ser observado durante o autoexame. Acompanhe.

Como fazer o autoexame de câncer de pele?

Vale ressaltar que o exame preciso só poderá ser feito com o acompanhamento de um profissional qualificado. Entretanto, para possibilitar o diagnóstico precoce do câncer de pele, o autoexame da cabeça aos pés deve acontecer.

Entretanto, para que o exame seja bem sucedido, é preciso que você se atente para os dados certos. Ou seja, existem alguns pontos que deverão ser considerados a fim de ser um “guia” na hora de encontrar algo diferente. Veja as nossas dicas:

  • Procure diferenciar as pintas normais das anormais

Uma pinta normal costumeiramente apresentara uma cor mais uniforme. Ela pode ser plana ou levemente elevada, formando bordas ovais ou redondas. Normalmente possuem menos de 5 mm de diâmetro.

As pintas normais costumam aparecer na infância e na adolescência. Já na vida adulta, quando há o aparecimento de uma nova pinta, é preciso buscar auxílio médico para uma avaliação mais precisa.

Quando não há indícios de melanoma, a pinta permanece do mesmo tamanho, forma e cor durante muitos anos. Em alguns casos a pinta pode desaparecer, embora isso seja mais raro.

Veja também: Como utilizar o mel para a saúde?

  • O que observar quando perceber uma pinta anormal

Se você constatou que possui uma quantidade X de pintas normais, tudo bem. Agora, se além das pintas normais você encontrou alguma que apresenta diferenças expressivas, é preciso observar outros pontos importantes.

As pintas anormais costumam ser irregulares, ou apresentam mudanças nas cores e na textura. É possível que a pinta cresça.

O vermelhidão e inchaço também podem denunciar o desenvolvimento do câncer de pele. A sensibilidade e a dor, inclusive, podem aparecer em algumas partes do tecido cutâneo.

Outra característica que deve ser avaliada é se você possui lesões e/ou sangramentos que não cicatrizam.

Vale lembrar que o câncer de pele também pode ser denunciado a partir de manchas sob as unhas, na palma da mão, plantas dos pés ou nas mucosas.

  • Siga o método ABCDE

O método ABDE também é uma forma de fazer o autoexame do câncer de pele. Observe as características abaixo:

  • Assimetria: Se não há simetria na pinta, fique atento.
  • Borda: Se as bordas são irregulares, é importante dar atenção à pinta.
  • Cor: Observe a cor da pinta. Se parecer muito desigual, com tons de preto, marrom e até áreas brancas, atente-se. É possível encontrar até mesmo pequenas manchas cinzas, vermelhas e azuis.
  • Diâmetro: Observe se o diâmetro ultrapassa o limite de 5 mm.
  • Evolução: Atente-se para ver se a pinta ou mancha vem mudando de cor, forma, tamanho ou aparência. Coceira e sangramento também devem ser observados.

Este protocolo de autoexame de câncer de pele é importante para avaliar quaisquer alterações no tecido cutâneo. Caso perceba qualquer sinal de irregularidade, procure o auxílio de um dermatologista.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.