Benefícios do quebra-cabeça para o cérebro

Os benefícios do quebra-cabeça para o cérebro estão envolvidos com a criatividade, reforçando conexões neuronais existentes e formando novas ligações. Com isso, mantém o cérebro ativo, impactando a capacidade cognitiva e até a memória de quem pratica esta atividade.

Porém, as vantagens não param por aqui. Para conhecer todos os benefícios do quebra-cabeça, acompanhe o nosso conteúdo de hoje.

Conheça os benefícios do quebra-cabeça para o cérebro

Seja um quebra-cabeça mais simples, seja um mais complexo, não importa. Todos os tipos podem despertar alguns pontos de nosso cérebro e, dentre eles, a memória de curta duração. Assim, conseguimos praticar a nossa concentração e o nosso foco, melhorando o nosso desempenho em diversas atividades cognitivas.

Abaixo listamos todos os benefícios de praticar o jogo do quebra-cabeça:

1- Melhora a agilidade mental

Como mencionamos no começo do nosso artigo, o quebra-cabeça é capaz de reforçar conexões neuronais específicas, que relacionam-se com nossa capacidade de observar criticamente uma determinada imagem, por exemplo.

Além disso, cria novas ligações em nosso cérebro, a partir do momento em que buscamos a resolução de um “problema” (encaixar uma peça na outra). Logo, melhora a nossa agilidade mental, permitindo que tenhamos um raciocínio mais apurado.

2- Estimula a criatividade

Ao observarmos atentamente o lado artístico do quebra-cabeça, isto é, a imagem propriamente dita, estamos estimulando a nossa capacidade de criatividade. Isso porque daremos muita atenção aos mínimos detalhes, compreendendo-os como imprescindíveis para a formação da obra.

3- Melhora a adaptabilidade em momentos adversos

Quando estamos montando um quebra-cabeça, constantemente nos deparamos com hipóteses e possibilidades de encaixe. Tentamos de uma forma, visualizamos o painel, questionamos as alternativas diante de nossos olhos, etc.

Porém, quando estamos convictos de que algo funcionará, e o encaixe não é o correto, temos que mudar toda a nossa visão daquela área da imagem. Assim, nossa teoria anterior é descartada e devemos criar algo novo, com novas hipóteses.

Esse pequeno exercício pode parecer algo simples, mas de maneira ampla é capaz de se associar com a forma como nos portamos à frente das adversidades da vida. Isto é, esse simples gesto de reavaliar a situação e perceber o erro – criando outros possíveis caminhos – faz com que tenhamos uma maior adaptabilidade no dia-a-dia.

Ou seja, podemos trabalhar até mesmo a nossa resiliência durante um “mero” jogo de quebra-cabeça.

4- Desenvolvimento da inteligência espacial

A inteligência espacial também pode ser trabalhada e este é mais um dos benefícios do quebra-cabeça para o cérebro.

Ao visualizarmos todo o contexto e cada detalhe do painel, passamos a analisar com mais clareza a disposição das cores, dos traços e das texturas. Com isso, nos incluímos no espaço de uma forma mais inteligente e coordenada, melhorando assim a nossa inteligência espacial.

Vale lembrar que essa inteligência é importante para que possamos dirigir de maneira qualificada e até mesmo caminhar sem se esbarrar ou se machucar.

5- Benefícios do quebra-cabeça para o cérebro: Concentração e foco são estimulados

Por fim, não podemos deixar de mencionar o quanto a concentração e o foco são estimulados durante a montagem de um quebra-cabeça. Afinal, a atenção voltada à cada peça é intensa, fazendo com que nosso cérebro trabalhe constantemente na resolução do problema, de uma maneira muito focada.

Por isso, apostar no uso de jogos de quebra-cabeça é interessante quando você quer dar uma pausa no seu trabalho, e assim, estimular a mente para voltar mais focado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.