Quais os benefícios do chocolate amargo 70% cacau?

Os benefícios do chocolate amargo 70% cacau fazem com que esta saborosa sobremesa saudável seja a substituta de produtos industrializados e carregados de ingredientes nocivos para a saúde. Isso porque o cacau, por si só, contém nutrientes e propriedades capazes de impactar até mesmo na saúde do nosso coração.

Para saber mais sobre o assunto, acompanhe o conteúdo de hoje.

Quais os benefícios do chocolate amargo 70% cacau?

Lembre-se que para que o chocolate seja verdadeiramente benéfico para a saúde, é preciso que ele contenha pelo menos 70% de cacau. Isso porque é do pó de cacau que poderemos extrair diversas propriedades benéficas.

Além disso, fuja dos chocolates com muito leite, gordura ruim e açúcar. Estes, em contrapartida, são maléficos para a nossa saúde, por diversos motivos. Entretanto, vamos nos ater ao chocolate amargo para lhe ajudar a ter uma alimentação mais saudável.

Acompanhe a lista de benefícios:

1- Previne o envelhecimento das células

Por ser rico em antioxidantes, o chocolate amargo 70% cacau é capaz de prevenir o envelhecimento precoce de nossas células.

Isso ocorre a partir da expulsão dos radicais livres que são responsáveis por promover a oxidação dos tecidos, causando o envelhecimento e doenças como alguns tipos de cânceres.

Desse modo, o chocolate amargo é capaz de proteger a nossa saúde de uma maneira geral, além de deixar a nossa pele e nossos cabelos mais saudáveis e bonitos pelo mesmo motivo.

2- Combate e previne doenças cardiovasculares

Por ser um forte aliado na diminuição do colesterol ruim e no aumento do colesterol bom, o chocolate amargo protege a saúde do nosso coração no longo prazo.

Rico em gorduras boas, é capaz de diminuir a absorção de gorduras ruins e melhorar os níveis de colesterol em nosso organismo. Além disso, a pressão arterial também é melhorada por conta dos seus antioxidantes flavonoides.

3- Melhora o trânsito intestinal

Como qualquer fonte de fibras, um dos benefícios do chocolate amargo 70% cacau é justamente melhorar o trânsito intestinal, diminuindo os quadros de prisão de ventre.

4- Aumenta a concentração e a saúde do cérebro

Por conter cafeína em sua composição, o chocolate amargo melhora a saúde do cérebro e aumenta a nossa disposição, concentração e energia para as mais diversas atividades do dia-a-dia.

Justamente por isso que ele pode ser um aliado interessante depois do almoço, sendo que neste momento costumamos sentir mais sonolência e cansaço.

5- Auxilia no bom funcionamento dos nervos e dos músculos

Como fonte de magnésio, o chocolate amargo também auxilia no bom funcionamento dos nossos nervos e músculos, garantindo uma saúde mais equilibrada e mais qualidade de vida como um todo.

O sabor também é um dos benefícios do chocolate amargo 70% cacau

Por fim, não podemos deixar de citar que o sabor do chocolate amargo, por si só, também é um dos seus benefícios, não é mesmo?

Afinal, ele pode facilmente substituir alimentos cheios de açúcares e conservantes, como sobremesas industrializadas, por exemplo.

Lembre-se de que o consumo recomendado é de 30 g por dia, e não se trata de algo cumulativo, ok? Se você não consumir as 30 g hoje, não poderá consumir 60 g amanhã.

Visto isso, agora é só incluir este delicioso alimento em sua dieta semanal e ter uma vida mais saudável!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.