Benefícios da chia e como consumir adequadamente

Os principais benefícios da chia associam-se com uma boa digestão e um peso corporal equilibrado, devido a sua alta concentração de fibras. Porém, os benefícios não param por aqui, tendo em vista que a chia é rica em propriedades capazes de desencadear muitos outros efeitos benéficos em nossa saúde. Para entender tudo sobre este “super alimento”, acompanhe o texto abaixo:

Quais são os benefícios da chia

Tanto em forma de chá de chia quanto no de sementes, este alimento é rico em fibras e nutrientes essenciais para a manutenção da saúde do nosso organismo. Abaixo listamos todas as vantagens de incluir este ingrediente nos seus preparos diários:

1- Aumenta a sensação de saciedade

Quando ingerimos uma quantidade adequada de chia, passamos a ter um aumento na sensação de saciedade e, como consequência, diminuímos o consumo de alimentos no dia-a-dia.

Isso se deve ao fato de que a chia, quando ingerida, se transforma em uma espécie de gel em nosso sistema digestivo, aumentando o seu volume e até mesmo tornando a digestão um pouco mais demorada.

2- Melhora o trânsito intestinal

Por ser uma rica fonte de fibras, a chia também é capaz de melhorar o nosso trânsito intestinal, aumentando o volume de bolo fecal e melhorando a movimentação intestinal. Logo, diminui os quadros de prisão de ventre, diminui inchaços abdominais e traz mais qualidade de vida.

3- Elimina toxinas e diminui a absorção de gorduras

As fibras são responsáveis por fazer uma verdadeira “varredura” em nosso intestino, eliminando toxinas e tornando o corpo mais sadio. Além disso, são elas que diminuem a absorção de gorduras ruins, auxiliando assim no emagrecimento saudável.

4- Rica em gorduras boas

Fonte de gorduras boas e de ômega 3, um dos benefícios da chia é a melhora na nossa saúde cerebral e o aumento do colesterol bom e, concomitantemente, a redução do colesterol ruim.

5- Evita o envelhecimento precoce e expulsa os radicais livres

Outro benefício da chia é a sua composição rica em antioxidantes, sendo capaz de diminuir o envelhecimento precoce das células e expulsar os radicais livres que são responsáveis pela oxidação dos nossos tecidos. Como consequência, protege a saúde até mesmo contra o desenvolvimento de alguns tipos de cânceres e doenças neurodegenerativas.

Como consumir corretamente? Pode consumir todos os dias?

Você pode acrescentar todos os benefícios da chia em seus preparos mais simples no cotidiano. Veja as nossas sugestões para tornar a sua dieta mais saudável:

  • Acrescente sementes de chia em seus preparos como arroz, saladas, salada de fruta, panquecas, pães, bolos e tortas.
  • Use o gel da chia para substituir preparos com ovos, melhorando assim a sua saúde e reduzindo o consumo de gorduras.
  • Você pode usar o óleo de chia para temperar as suas saladas ou regar algumas preparações que já estão prontas. O aquecimento desse óleo, no entanto, não é recomendado pelos especialistas.
  • O chá de chia também pode ser uma boa opção para usufruir dos benefícios sem ter que mudar completamente a sua dieta cotidiana.

Gostou das dicas? Então compartilhe este conteúdo com aquele amigo que adora uma alimentação mais natural e saudável!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.