Benefícios da aveia e como consumi-la

Os benefícios da aveia estão associados com o processo de emagrecer com saúde e garantir nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Por conta disso, você pode consumir a aveia diariamente, em porções adequadas ao seu peso ideal e sua rotina de exercícios, obviamente.

Entenda tudo sobre este incrível alimento acompanhando o nosso guia abaixo!

Quais são os benefícios da aveia?

Os benefícios da aveia associam-se com a saúde do coração, a nossa energia para a rotina e até mesmo na inibição de agentes nocivos, como os radicais livres. Veja mais detalhadamente:

1- Fonte de fibras que aumentam a saciedade e melhora o trânsito intestinal

Por ser um alimento rico em fibras, a aveia é capaz de aumentar de tamanho dentro do organismo, promovendo a sensação de saciedade que impede que você coma em excesso ao longo do dia. Logo, isso impacta diretamente na quantidade de calorias ingeridas e no peso que você notará sobre a balança.

Mas além disso, as fibras também são responsáveis por combater a prisão de ventre e melhorar o trânsito intestinal, diminuindo até mesmo a absorção de gordura.

2- Fonte de energia para o dia-a-dia

Você sabia que um dos benefícios da aveia é aumentar a disposição para as mais diversas atividades do dia-a-dia? Pois é!

Justamente por isso este alimento deve ser consumido no café da manhã, em forma de mingau, panqueca ou até mesmo misturado ao ovo frito.

3- Possui antioxidantes que mantém a saúde do organismo

Por ser rico em antioxidantes, a aveia também promove uma limpeza profunda em nosso organismo, aumentando a proteção contra os radicais livres. Com isso, retarda o envelhecimento dos tecidos e nos protege contra doenças como cânceres e doenças neurodegenerativas.

4- Diminui o colesterol ruim

Um dos benefícios da aveia consiste em sua fibra chamada betaglucana, que é responsável por equilibrar os níveis de gordura no sangue, proporcionando uma diminuição no colesterol ruim.

5- Melhora o humor e a disposição

Por ser rica em vitaminas do complexo B, a aveia também é capaz de melhorar as funções cerebrais e, dessa forma, aumentar a disposição e desenvolver o bom humor ao longo do dia.

Como consumi-la corretamente?

Agora que você conhece todos os benefícios da aveia, veja como você pode consumi-la nas mais diversas refeições ao longo do dia:

  • Mingau de aveia: Prepare mingau de aveia com leite e sem açúcar. Basta cozinhar os flocos de aveia com o leite e, assim que atingir uma consistência interessante, consumir.
  • Aveia com frutas: Salpique a aveia sobre as suas porções de frutas no café da manhã.
  • Vitamina de aveia: Bata a aveia com frutas e leite, no liquidificador, e faça uma vitamina saborosa para começar o dia.
  • Aveia em panquecas, bolos e tortas: Ao invés de usar farinha branca normal, utilize a farinha de aveia para preparar panquecas, bolos e tortas.
  • Aveia no omelete: Acrescente duas colheres de sopa de aveia no seu omelete e deixe-o ainda mais robusto e saboroso.
  • Aveia nas saladas: Salpique a aveia nas suas saladas para ter algo saboroso para consumir junto ao almoço.

Invista no consumo de aveia e desfrute dos benefícios que este incrível alimento poderá proporcionar para você!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.