Quais os benefícios da água de arroz?

Certamente você já deve ter ouvido falar sobre os benefícios da água de arroz, pelo menos uma vez em sua vida. Porém, muita gente deixa de lado esta receitinha por acreditar que seja apenas um mito.

Mas, na realidade, a água do arroz é rica em nutrientes e antioxidantes, que são capazes de melhorar a saúde quando a consumimos e quando a usamos de maneira tópica.

Benefícios da água de arroz

Conheça os benefícios da água de arroz e aprenda a incluí-lo em sua rotina de autocuidado:

  • Diminui a ação dos radicais livres

Por ser rica em componentes antioxidantes, a água de arroz diminui a absorção de radicais livres, expulsando-os de nosso organismo, pele e cabelos.

Este efeito é responsável por melhorar a aparência de nossas células e impedir que a oxidação acelere o envelhecimento. Por isso, tanto beber, quanto aplicar topicamente, reduz a ação destes radicais livres e mantém a saúde sempre em dia.

  • Regula o intestino

Beber um copo de água de arroz por dia é capaz de melhorar o trânsito intestinal, inclusive diminuindo as chances de que haja quadros de constipação.

Isso se deve ao fato de que a água de arroz tem um efeito prebiótico, sendo este muito importante para favorecer a multiplicação das bactérias benéficas do intestino. Com isso, há uma melhora na digestão.

  • Efeito calmante para a pele

Peles irritadas e que tendem a ter mais problemas com inflamações e até mesmo acnes podem ser beneficiadas com a aplicação da água de arroz. Isso porque ela irá controlar a produção de sebo; fazer uma limpeza suave; promover ação antioxidante e deixar a pele mais uniforme e refrescante.

  • Diminui a oleosidade da pele

Quando a oleosidade da pele aparece além da conta, os poros podem ficar obstruídos; a pele fica “brilhante” e comprometida esteticamente; as inflamações e acnes aparecem com mais facilidade; e a sensação de desconforto é evidente.

Entretanto, aplicar a água de arroz na pele é uma forma de manter a produção de oleosidade mais equilibrada, deixando o rosto mais sequinho e com sensação de higienizado.

  • Melhora a saúde do cérebro

Consumir água de arroz melhora a saúde do cérebro, diminuindo as chances de desenvolvimento de doenças neurodegenerativas.

Do mesmo modo, as vitaminas do complexo B também protegem a saúde cerebral, além de haver uma maior produção de neurotransmissores importante para o cérebro.

Como preparar água de arroz?

Para preparar a água de arroz é muito simples. Você deverá:

  1. Primeiramente, separar uma xícara de arroz cru.
  2. Coloque esta quantidade de arroz em um recipiente de vidro.
  3. Acrescente o dobro de água e tampe.
  4. Deixe a fermentação agir por pelo menos 12 horas.
  5. Passado este período, coe a preparação e aplique na pele (deixando-a secar naturalmente); nos cabelos (enxaguando em seguida) ou bebendo cerca de 100 ml do preparo.
  6. Armazene sempre dentro de um frasco de vidro que seja bem tampado.

Pode guardar a água de arroz na geladeira?

Sim! A água de arroz deve ser preparada e guardada na geladeira por no máximo 4 dias. Passado este período, ela já perderá grande parte dos seus nutrientes e componentes importantes para a saúde.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.