Como dar banho em bebê recém-nascido?

Dar banho em bebê recém-nascido pode parecer uma atividade e tanto para mamães e papais de primeira viagem. Na realidade, até pais de mais de um filho sentem aquele famoso “frio na barriga” na hora de dar os primeiros banhos.

Isso se deve à aparência do bebê: pequeno, molinho e com aspecto frágil, os traços do bebê podem tornar a tarefa um pouco mais assustadora. No entanto, fizemos este prático guia para lhe ajudar a pôr a mão na massa e assim banhar o seu bebê, sem grandes dificuldades. Acompanhe e entenda.

Como dar banho em bebê recém-nascido

Veja como dar banho em bebê recém-nascido sem transformar isso em um grande problema ou evento:

1- A temperatura e a quantidade de água ideal

Antes de qualquer coisa, é preciso utilizar a temperatura ideal da água. Para isso, ela não deve estar acima de 37 graus, e tampouco abaixo de 36. Isso porque a temperatura do corpo humano, quando saudável, varia dessa forma.

Além disso, é preciso que o bebê fique submerso até a altura dos seus ombros, não muito próximo do pescoço. Assim o banho torna-se mais prático.

2- Usar ou não usar cosméticos?

Na realidade, um bebê recém-nascido não precisa de cosméticos para ser higienizado. Apenas a água do chuveiro, na banheira, já é o suficiente para limpá-lo adequadamente. Porém, se você quiser usar algum produto, use específicos para recém-nascido e que sejam neutros.

3- Lavando o seu bebê

Para dar banho em bebê recém-nascido, você deve enrolá-lo em uma “toalha fralda”, e começar lavando apenas a sua cabeça, com cuidado. Segure a cabecinha com a palma da sua mão, usando o polegar como suporte. Em seguida, higienize – com cuidado – a orelhinha e as dobrinhas do pescoço.

Em seguida, lave o corpinho, ensaboando sem exagerar. Dê atenção para as dobrinhas. Faça esse procedimento de uma forma rápida, para impedir que o bebê sinta frio.

4- Como higienizar o umbigo?

O umbigo pode ser higienizado facilmente, durante o banho. Não tenha medo de lavá-lo com a água morninha. O bebê não sentirá dor. Lembre-se apenas de não esfregar com força, ok?

Além disso, quando houver as trocas de fralda, utilize algo 70% para higienizar a região, utilizando um cotonete.

5- Cuidado com a demora na secagem

É importante frisar que ao dar banho em um bebê recém-nascido você precisa agir de modo preciso e rápido, para evitar que o bebê sinta frio.

Isso porque o pequeno tende a resfriar o corpo mais rapidamente, e justamente por conta disso que devemos utilizar a toalha fralda durante o processo de banho.

Quanto mais rápido e eficiente for a lavagem, melhor. Lembre-se apenas de secar o bebê suavemente, sem esfregar a toalha, pois isso poderia prejudicar a sua pele.

Pai e mãe devem dar o banho para facilitar o processo

Dar banho em bebê recém-nascido pode ser muito mais fácil se duas pessoas estiverem envolvidas no processo. Por isso, os pais devem agir em conjunto, a cada banho, para assim facilitar o processo e, além disso, fortalecer o vínculo do bebê com a família.

Acredite, este momento de cuidado fará toda a diferença na harmonia da família.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.