Autoexame do testículo ajuda a identificar infecções e até o câncer

photo-1592399832410-451ec2efd5d0
Banco de Imagens: Unsplash

Na hora de falar de autoexame, muitos já associam aos cuidados femininos na prevenção do câncer de mama, entretanto, este tipo de avaliação pessoal, também deve ser feita por homens, só que em outra região: nos testículos.

O autoexame do testículo é um procedimento extremamente rápido, que pode ser feito uma vez por mês. Esta pequena avaliação ajuda a identificar sinais precoces de infecções, inclusive, do câncer.

De acordo com especialistas da área de urologia, o autoexame deve ser feito durante o banho através dos seguintes passos.

  1. Observação: Analisar minuciosamente cada detalhe da região, a fim de verificar se há alterações na cor, textura e tamanho. A análise pode ser otimizada com a ajuda de um espelho.
  2. Toque: Pressionar os dedos sobre o testículo, em formato de uma pinça, pode ajudar a encontrar possíveis caroços. É necessário apalpar toda região com cuidado. Vale lembrar, que há canais onde passa esperma, que não devem ser confundido com gânglios.

O mais indicado é iniciar este autoexame a partir da puberdade, a fim de que o indivíduo tenha melhor conhecimento sobre o corpo e consiga identificar qualquer alteração na região.

Se através do autoexame for encontrada alguma alteração, é essencial buscar uma avaliação médica, a fim de diagnosticar o caso e dar início ao tratamento, seja ele uma infecção ou até mesmo o câncer de testículo.

 

Leia também: Consumo excessivo de carne vermelha pode favorecer o câncer de próstata

Sobre o câncer de testículo

O câncer de testículo é um tipo raro de tumor, que atinge adultos em fase de maior a atividade sexual e reprodutiva.

Homens entre 15 a 35 anos são os mais acometidos por esta condição, que muitas vezes pode se desenvolver de forma assintomática, por isso, a importância do autoexame e das consultas com especialistas regularmente. Além disso, traumas na região também podem ser gatilhos para este tipo de câncer.

Entre os principais sintomas do câncer de testículo, especialistas alertam para:

  • Aumento do tamanho e peso do testículo
  • Presença de nódulos duros (geralmente são indolores)
  • Dor no testículo

Para confirmar o diagnóstico de tumores nesta região, o médico urologista pode solicitar alguns exames como de sangue, ultrassonografia e tomografia.

Caso a doença esteja em grau avançado, os sinais são mais aparentes e incluem dores na barriga, tosse frequente e até dor de cabeça. Neste estágio, tais sintomas podem indicar que o câncer se espalhou para outros órgãos.

As causas que levam a origem do câncer de testículo não são confirmadas, entretanto, fatores como histórico familiar, ser caucasiano e ter um testículo que não desceu podem aumentar os riscos da doença, além de possíveis traumatismos e idade como citado anteriormente.

A condição, quando tratada, apenas provoca a infertilidade caso seja necessário retirar os dois testículos, procedimento que acontece raramente. Vale destacar, que na maioria dos casos o câncer de testículo é curado, entretanto, isso depende da evolução da doença, por isso a abordagem precoce através do autoexame ainda é a melhor prevenção.

Veja mais: Alimentos tostados aumentam risco de câncer

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.