Ansiedade pode dificultar ainda mais a concepção natural

photo-1502663071666-a02ff307a922
Banco de Imagens: Unsplash

Engravidar de forma natural pode ser mais complicado, do que se imagina. Isso porque o ser humano tem uma das menores taxas de reprodução de todas as espécies do planeta terra, de acordo com especialista em Medicina Reprodutiva e diretor do Grupo Fertility, Assumpto Iaconelli Junior.

Segundo especialistas em Fertilidade e Reprodução, um casal jovem e saudável, por exemplo, tem apenas 30% de chances de garantir uma concepção natural no dia da ovulação.

Além dessa baixa taxa de reprodução humana, outros fatores podem dificultar ainda mais as tentativas de engravidar. Problemas do aparelho reprodutor feminino, baixa quantidade ou má qualidade de espermatozoides nos homens, inclusive, distúrbios emocionais são as causas mais frequentes para infertilidade.

Condições que dificultam a concepção

photo-1532636785204-753cb2c25594
Banco de Imagens: Unsplash

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, aproximadamente 15% da população possui dificuldade para engravidar. Só no Brasil, o número de casos chega a 8 milhões.

Entre as principais condições que dificultam a concepção natural, os especialistas destacam:

  • obstrução ou alteração nas tubas uterinas
  • endometriose
  • Varicocele (diminuição na quantidade e na qualidade dos espermatozoides)
  • fatores hormonais
  • idade da mulher elevada (a partir dos 40 anos)

Outros fatores físicos estão associados a possível causa de infertilidade, entretanto, muitos casais acabam ignorando uma condição muito importante: a saúde mental.

Saúde Mental X Gravidez

Além dos problemas físicos, vale destacar, que os transtornos emocionais também podem atrapalhar os planos da gravidez.

Isso porque a ansiedade pode alterar hormônios importantes do sistema reprodutivo, causando um desequilíbrio, que interfere desde os ciclos menstruais até a inibição da ovulação.

Na mulher, a ansiedade pode ser ainda mais danosa, visto que ela estimula a produção de um hormônio chamado epinefrina, que torna o corpo mais tenso, dificultando a locomoção dos espermatozoides e logo, a fecundação.

Outra consequência desse distúrbio emocional na gravidez é após a fecundação, já que outro hormônio prejudicial pode ser estimulado, a oxitocina, que provoca contrações uterinas, fazendo com que o útero, involuntariamente, acabe por expelir o óvulo.

Já nos homens, a ansiedade interfere no desequilíbrio hormonal, que acarreta em consequências como a disfunção erétil, ejaculação precoce ou ausência e diminuição do ímpeto sexual.

Cuidados com a saúde física e mental para os tentantes

Os exames para diagnosticar a causa da dificuldade de engravidar ou até infertilidade são muito importantes, entretanto, devem ser realizado após pelo menos um ano de tentativa, visto que como destacado mais acima, não é tão fácil engravidar de forma natural, mesmo estado com a saúde em dia.

Mulheres com mais de 35 anos podem abreviar a espera da tentativa natural para seis meses, logo após esse período, pode ser iniciada a investigação, por meio dos exames solicitados pelo ginecologista ou especialista em reprodução e fertilidade.

Geralmente, os exames básicos solicitados aos tentantes são hemogramas, espermograma, ultrassom endovaginal e Histerossalpingografia. Há outros mais específicos que podem ser solicitados conforme a avaliação médica.

Também é importante durante este período cuidar da saúde mental, buscando formas para amenizar a ansiedade e desfocar um pouco do assunto. Yoga, meditação e outras práticas de atividades físicas podem ser eficazes para controlar o emocional, assim como para deixar o corpo dos futuros papais ainda mais saudável.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.