Aliviar queimadura do sol com receitas caseiras

Aliviar a queimadura do sol é o que queremos quando sentimos aquela ardência desagradável depois de um dia na piscina ou na praia. Afinal, este tipo de ardência atrapalha a escolha da roupa e até mesmo os movimentos.

Por isso, apostar em ingredientes suaves e que acalmam a pele é essencial para diminuir as dores. E para lhe ajudar, fizemos este guia com dicas super interessantes para você:

Dicas caseiras de como aliviar queimadura do sol

Lembre-se que todas as dicas caseiras de como aliviar queimadura do sol têm por objetivo lhe informar alternativas que minimizem os danos. Ou seja, nosso conteúdo não é de caráter médico ou prescritivo, ok? Se as queimaduras estiverem muito intensas, busque auxílio médico.

1- Gel de aloe vera

O gel de aloe vera, também conhecido como babosa, certamente é um dos mais queridinhos quando o assunto é tratar queimadura. Isso porque ele é geladinho, refrescante e calmante, além de ser mais fácil de aplicar.

Para tanto, você precisará apenas extrair o gel da folha da babosa e aplicar diretamente na região afetada. Repita o processo 3 vezes por dia e você terá ótimos resultados.

A babosa é indicada para este fim por ser um ótimo ingrediente capaz de acelerar a cicatrização da pele, além de promover a hidratação.

2- Aplique chá de camomila frio

O chá de camomila é um ótimo calmante, além de ser um excelente anti-inflamatório. Por conta dessas suas propriedades específicas, ele pode ser usado para aliviar a queimadura solar, desde que você aplique a infusão gelada.

Para isso, você deverá ferver a água e acrescentar um sachê de camomila, deixando a infusão agir por cerca de 30 minutos.

Passado este tempo, coloque pedras de gelo para acelerar a diminuição da temperatura e, quando a água estiver fria, aplique na região e deixe secar naturalmente. Use 3 vezes ao dia.

3- Mel e leite de coco

O mel é bactericida, enquanto o leite de coco é um poderoso hidratante para a pele. As funções dos dois produtos podem aliviar a sensação de ardência, além de diminuir o vermelhidão e melhorar o aspecto da pele.

Para isso, prepare uma mistura de duas colheres de leite de coco com 4 colheres de mel. Depois é só aplicar na pele limpa, deixar agir por 20 minutos e enxaguar com água fria.

4- Banho frio e sem cosméticos

Os banhos frios também ajudam a aliviar a queimadura do sol, desde que você não aplique nenhum tipo de cosmético sobre a área afetada. Isto é, nada de aplicar sabonete na região, ou deixar cair shampoo, ok?

Isso porque os componentes químicos contidos nestes produtos poderão agredir ainda mais a pele. Enquanto que, em contrapartida, a água fria acalma a pele e diminui a dor.

5- Rodelas de pepino

As rodelas de pepino podem ser regeneradoras e calmantes, além de serem fáceis de aplicar. Lembre-se ainda de deixar o pepino na geladeira, para que ele fique bem frio e traga melhores sensações. Coloque as rodelas sobre a pele e quando elas “esquentarem”, remova-as.

6- Óleo de coco

O óleo de coco também acalma a pele, além de hidratá-la e assim acelerar a cicatrização. Basta aplicar o óleo de coco frio diretamente na região afetada, com cuidado para não machucar e deixar agir até a hora de se banhar.

7- Manteiga de karité

Por fim, você pode aliviar a queimadura do sol com manteiga de karité, que é altamente analgésica e anti-inflamatória. Assim você terá uma sensação de bem-estar e alívio ao usá-la e poderá repetir o processo 3 vezes por dia, até sarar.

Gostou das dicas? Então compartilhe e ajude outras pessoas a aliviarem a ardência da queimadura solar!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.