Alimentos tostados aumentam risco de câncer

photo-1497581175344-8a5f1a0142a5
Banco de Imagens: Unsplash

Já é sabido que os alimentos mal passados representam riscos à saúde, já que os micro-organismos presentes só são eliminados através da alta temperatura; mas o que pouca gente sabe é que os tostados também são considerados perigosos.

Isso porque, ao ficarem escurecidos pela ação do fogo, seja através do processo de fritar, grelhar ou assar, os alimentos acabam liberando uma substância denominada como acrilamida.

A acrilamida é um elemento químico produzido por alimentos ricos em amido, quando submetidos a temperaturas acima dos 120 graus C. Esta substância vem sendo associada ao desenvolvimento do câncer em vários estudos.

Até a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), já alertaram sobre os riscos da acrilamida e a importância em não consumir alimentos tostados.

Ainda de acordo com especialistas em nutrição, o próprio sabor amargo, o qual resulta das crostas tostadas, já é um sinal do organismo para evitar tal alimento.

 

Alimentos com potenciais para acrilamida

photo-1491449347753-6b0223fb6931
Banco de Imagens: Unsplash

O nível de amido presente em determinado alimento pode potencializar o surgimento da acrilamida, quanto estes são tostados.

Entre os alimentos ricos em amido, destaque para:

  • Batata
  • Trigo (pães e tortas)
  • Mandioca
  • Milho
  • aveia
  • arroz

Apesar da alta composição de amido nesses alimentos, vale lembrar, que os mesmos não precisam ser excluídos da dieta, basta consumi-los em outras versões de cocção como cozidos. Caso queira prepará-los fritos ou assados, ficar de olho no ponto, antes do escurecimento da superfície pode evitar a produção da acrilamida.

Além disso vale destacar, que o próprio organismo possui uma defesa natural contra a substância, o que diminui a incidência do câncer entre outras manifestações prejudiciais.

O intestino possui uma barreira, tida como uma vilosidade robusta, que protege o organismo contra substâncias estranhas, entre fungos e micotoxinas.

Apesar disso, para que o órgão aja em defesa do organismo é necessário que ele esteja saudável e forte, pois geralmente, os efeitos prejudiciais da acrilamida acometem pessoas celíacas ou com transtornos digestivos.

 

Veja também: Consumo excessivo de carne vermelha pode favorecer o câncer de próstata

Como reforçar a proteção do organismo contra a acrilamida?

Visto que o intestino é o grande protetor do organismo contra os efeitos nocivos da acrilamida, mantê-lo forte e saudável é a principal estratégia para que a substância não represente perigos à saúde.

Para isso, nada melhor do que investir em uma nutrição variada, ingerindo alimentos ricos em nutrientes que fortalecem e renovem as células da parede intestinal.

Entre esses nutrientes, o consumo regular de alimentos ricos em vitaminas do complexo B, ácido fólico, zinco e magnésio são essenciais.

  • Vitaminas do complexo B: Esses nutrientes podem ser encontrados em peixes, levedura de cerveja, fígado, castanhas, abacate e vegetais verdes.
  • Ácido fólico: Espinafre, feijão, lentilhas, soja e amendoim são potentes fortalecedores na parede intestinal.
  • Zinco: Para garantir mais zinco ao organismo, aposte em castanhas, chocolate amargo, grão-de-bico e carne vermelha, lembrando que o consumo desta última deve ser feito com moderação.
  • Magnésio: O magnésio pode ser obtido em alimentos como abacates, nozes, sementes de abóboras e leguminosas.

Incluindo esses nutrientes na alimentação é possível garantir a saúde do intestino, e logo, reforçar esta barreira contra os efeitos da acrilamida.

Leia mais: Toxinas de alguns peixes e crustáceos podem desencadear a Doença da Urina Preta

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.