Abuso psicológico: O que é? Como acontece?

Recentemente, o abuso psicológico tem se tornado um assunto um pouco mais discutido na vida cotidiana dos brasileiros. Até mesmo a mídia tem trazido informações sobre o tema, ou então, tem pincelado pontos que remetem a esse tipo de abuso.

Entretanto, você sabe o que é este tipo de violência? Sabe reconhecer as características? Para compreender melhor esse assunto, siga conosco neste artigo.

O que é e quais são as características do abuso psicológico?

O abuso psicológico costuma acontecer de maneira sutil. O abusador, munido de manipulação e tentativas de causar a confusão mental, é capaz de fazer a sua vítima sentir culpa; medo; baixa autoestima e receio de cometer algum “erro” novamente.

A partir de um discurso que não condiz com a verdade, o abusador arma mentiras e situações que colocam a vítima à prova de sua sanidade mental. Quem sofre um abuso psicológico pode questionar os seus próprios pensamentos, compreendendo que está errado e que está, até mesmo, enlouquecendo.

Acusações sem fundamento e críticas maldosas também são direcionadas à vítima. O abusador usa da ironia, do silêncio punitivo e de ameaças veladas para manipular a outra pessoa, fazendo com que ela se sinta culpada pela sua situação.

Assim, torna-se muito difícil reconhecer que se está sofrendo com o abuso psicológico. Tendo em vista que com a falta de autoconfiança e com a autoestima baixa, a vítima tende a acreditar nas palavras proferidas pelo abusador, vendo-se como uma pessoa fraca, sem atributos e que merece ser punida.

Quebrar este ciclo não é fácil. Além de que as consequências do abuso podem ser intensas, inclusive no que diz respeito à saúde física do sujeito.

Afinal, ele poderá sofrer consequências, como: crises de ansiedade; problemas digestivos, como a gastrite; problemas de postura; distúrbios do sono que afetam demais áreas do organismo (coração, cérebro, etc.); entre outros efeitos.

O que fazer diante de uma situação de violência psicológica?

Você tem notado certa violência psicológica sobre a sua vida? Tem percebido episódios de manipulação por parte de outra pessoa? Não aceite este sofrimento!

Ninguém precisa aceitar críticas destrutivas e xingamentos corriqueiros. Todos nós merecemos respeito, suporte, amor, carinho e atenção. São os afetos positivos que nos mantêm saudáveis e vivos.

Por isso, se você tem se sentido agredido psicologicamente, procure se afastar da pessoa que possa estar sendo tóxica com você. Além disso, lembre-se de buscar ajuda!

Você pode conversar com familiares ou amigos de sua confiança, além de buscar suporte na psicoterapia, por exemplo. Não hesite em tentar praticar o seu autoconhecimento e reconhecimento dentro dessa situação.

Em contrapartida, se você tem notado que uma pessoa está sofrendo abuso psicológico, procure acolhe-la e alertá-la. Lembre-se de que nem sempre o sujeito aceitará que está sofrendo um abuso, porém, tente demonstrar isso aos poucos, de maneira sutil.

Além disso, demonstrar afeto, suporte e carinho podem fazer com que as atitudes da outra pessoa (do abusador) sejam vistas como nocivas pela vítima.

Aconselhar a psicoterapia também é um caminho. Faça com que a pessoa reflita sobre a sua situação, mas sem impor o seu pensamento, caso contrário, você estará repetindo as atitudes do abusador.

Tenha paciência e mostre-se sempre disponível. A vítima precisa saber como é um relacionamento saudável (você pode mostrar entrevistas e artigos sobre o tema, de maneira sutil), sem que você tente violar o espaço dela para isso.

Abuso psicológico é perigoso. Abuso psicológico diminui a autoestima e pode matar. Cuide-se e cuide de quem está ao seu lado!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.