Empreendedorismo

Retorno do MEI na área de alimentação

O protocolo de retomada apresenta recomendações de saúde e higiene específicas para a área de alimentação de diferentes modelos de negócios, como delivery e comida de rua.

Primeiramente, o MEI vai precisar reinventar seu modelo de negócio para se adaptar a retomada, principalmente em questões relacionadas a segurança e higiene.

Sabemos que a pandemia do coronavírus causou uma grande crise, porém estamos vivendo um momento de retomada gradativa das atividades econômicas de alguns estados.

O Sebrae sabendo das regras rígidas para retornar gradualmente as atividades, preparou um “Protocolo de retomada” específico para esse perfil de empreendedor.

Portanto, é preciso estar atento aos cuidados e assegurar que os clientes possam voltar a consumir alimentos com a garantia das condições de saúde e higiene.

Como será a retomada

Primeiramente, a orientação é que os empreendedores fiquem atentos aos decretos e demais regulamentos vigentes na sua região.

De preferência, siga as orientações de saúde e higiene de acordo com a OMS, Anvisa, Ministério da Saúde etc.

Primeiramente o protocolo apresenta os cuidados com a segurança e saúde para o MEI do setor de alimentação.

Com tudo, no caso de empreendimentos mais completos de alimentação, deverá ser seguido o protocolo para bares, restaurantes e lanchonetes.

Porém, não há evidências de que o vírus possa ser transmitida através dos alimentos, mas de acordo com a OMS é sensível às temperaturas utilizadas para o cozimento de alimentos.

É necessário que os cuidados também sejam redobrados nas relações com os colaboradores, fornecedores e clientes.

Lembrando que os clientes estão cada vez mais atentos a essas exigências também, e o futuro dos negócios irá depender desses cuidados.

Cuidados de saúde e higiene no local de trabalho

  • Higiene do local, equipamentos e utensílios
  • Manter o local de trabalho com sinalização das orientações
  • Os utensílios lavados se possível, em máquinas de lavar.
  • Manter a limpeza de máquinas de cartão, celular, telefone e teclado do computador.
  • Cardápios, mesas e cadeiras devem ser higienizados após cada uso
  • Alimentos e embalagens devem ser higienizados.

Atenção aos clientes

  • Manter os clientes informados de todos os cuidados que estão tomando.
  • Treinar a equipe para falar com segurança sobre as medidas de seguranças.
  • O atendimento deve ser agendado
  • Ofereça álcool em gel
  • Coloque burrificadores com álcool 70% para os sapatos ou tapetes.
  • Oriente os clientes sobre os cuidados para evitar aglomerações
  • Se possível, altere horários de abertura para haver revezamento dos clientes.

Cuidados com o delivery

As entregas devem ser feitas com muito cuidado e atenção ao cliente:

  • Redobrar cuidados de saúde e higiene com o manuseio dos alimentos e embalagens
  • Manter as embalagens protegidas e bem armazenadas
  • Lacrar os produtos para que não haja risco de violação e contaminação.
  • Não colocar bolsas de transporte no chão
  • O empregador deve usar as medidas de higiene para sua proteção e do cliente.
  • Evitar o contato com dinheiro, de preferência receber os pagamentos feitos com cartão

Portanto, seguindo com todos os métodos de segurança, aos poucos tudo vai ser normalizando.

Fiquem atentos a todas as normas de saúde e higiene que mencionamos no link e adeque seu negócio com todos os cuidados.