Os trabalhadores já estão tendo acesso ao saque extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Os repasses começaram na última quarta-feira (20), atendendo as pessoas nascidas no mês de janeiro.
Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, a iniciativa vai beneficiar cerca de 42 milhões de trabalhadores que possuem saldo disponível em suas contas ativas (empregos atuais) e inativas (empregos antigos) do FGTS.
O saque é limitado a quantia de R$ 1 mil, independentemente se o trabalhador possui um saldo maior no órgão. Além disso, aqueles com valor inferior poderão resgatar uma quantia proporcional.
A Caixa Econômica Federal é a responsável pelos pagamentos, que estão ocorrendo de forma automática via conta poupança digital do Caixa Tem. Para aqueles que não possuem conta no aplicativo, a própria instituição abrirá uma.
Todavia, é importante destacar que algumas situações podem impedir que o procedimento seja realizado. A primeira delas é quando o trabalhador está com dados incompletos para abertura de conta. Neste caso, basta acessar o aplicativo do FGTS, completar as informações e solicitar o saque.
Outro caso que pode impedir o repasse, é quando o CPF do requerente está irregular. Para viabilizar a operação, será necessário que o contribuinte realize primeiro a regularização para depois abrir a conta. Feito isto, basta aguardar para ter os valores depositados.
Para sacar o dinheiro em espécie, será necessário emitir o código de resgate no Caixa Tem. Veja como realizar o procedimento:
Saque no terminal de autoatendimento:
O calendário do novo saque do FGTS foi divulgado pela Caixa Econômica Federal e segue a ordem do mês de aniversário de cada trabalhador. Veja abaixo:
Vale ressaltar que os valores estarão disponíveis para saque até o dia 15 de dezembro de 2022.