Após a primeira liberação do saque extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), na última quarta-feira (20), um novo repasse ocorrerá apenas no dia 30 de abril. Os trabalhadores nascidos em janeiro já podem sacar até R$ 1 mil das suas contas do Fundo.
No dia 30 deste mês, poderão fazer o resgate os nascidos em fevereiro. O calendário de distribuição segue o mês de nascimento de cada trabalhador. Lembrando que só podem sacar os valores aqueles com saldo disponível no FGTS.
De acordo com o Governo Federal, a intenção é estimular a economia do país neste ano eleitoral. Normalmente, o FGTS só é liberado ao trabalhador em situações específicas previstas em lei, como no caso de demissão sem justa causa, aposentadoria, entre outras possibilidades.
Confira a seguir as dúvidas mais constantes acerca do saque extraordinário do FGTS.
Após depositados, os valores poderão ser sacados até o dia 15 de dezembro. A Caixa Econômica Federal já divulgou o calendário oficial para os saques. Confira:
Cada trabalhador poderá sacar até R$ 1 mil, mesmo que tenha uma quantia maior no FGTS. Porém, aqueles que têm um valor inferior terá acesso a um recurso menor.
Para quem ainda não sabe, a consulta dos valores a receber do saque extraordinário do FGTS está sendo liberada gradualmente aos trabalhadores por meio das plataformas digitais (aplicativo e site).
A Caixa liberou a consulta pelo site oficial, seguindo os seguintes passos:
A consulta do FGTS pelo aplicativo poderá ser feita desta forma: