Trabalhadores interessados em realizar o saque extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) já podem consultar a possibilidade pelo aplicativo do órgão, site da Caixa Econômica Federal ou pelas agências da instituição.
Segundo o Governo Federal, a nova rodada de saques do FGTS contemplará mais de 40 milhões de pessoas que possuem saldo disponível em suas contas ativas (empregos atuais) e inativas (empregos antigos) do Fundo de Garantia.
Cada trabalhador poderá sacar até R$ 1 mil, mesmo que tenha uma quantia maior no FGTS. Porém, aqueles que têm um valor inferior terá acesso a um recurso menor. Os valores serão depositados no Caixa Tem, em contas abertas pela Caixa em nome do trabalhador.
Vale ressaltar que o saque não é obrigatório, ou seja, caberá ao trabalhador ter acesso ou não aos valores. Desta forma, é possível solicitar o cancelamento do resgate até 10 de novembro, pelo aplicativo do FGTS.
O novo saque do FGTS começará a ser disponibilizado no dia 20 de abril. Na ocasião, serão beneficiados os trabalhadores nascidos no mês de janeiro. O cronograma seguirá até o dia 15 de junho, quando os nascidos em dezembro terão acesso aos valores.
O saque pode ser realizado por PIX ou TED disponíveis no Caixa Tem. No entanto, caso prefira o trabalhador pode movimentar o dinheiro pelo próprio aplicativo, como para pagamento de conta e boletos, compras online com cartão de débito virtual, entre outras possibilidades.
Confira as datas de liberação do novo saque extraordinário do FGTS: