Chegou o dia. Nesta quarta-feira (18/05), a Caixa Econômica Federal libera o saque de até R$1 mil do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) extraordinário para um novo grupo. A princípio, a liberação ocorre conforme o cronograma estabelecido pelo Governo Federal.
Antes de mais nada, é importante destacar que neste momento o dinheiro do saque é liberado conforme o mês de nascimento do trabalhador. A medida ainda visa amenizar os impactos econômicos causados pela pandemia da Covid-19.
Nesta quarta-feira, o pagamento acontece para os nascidos em junho. Este será o grupo que receberá o valor de até R$ 1.000 do fundo. Quem possuir um saldo inferior a essa quantia, o resgate poderá ser integral. O benefício vai atender 3,6 milhões.
INSS: Saiba como aumentar o valor do seu benefício em 2022
Vale ressaltar que através do aplicativo, o trabalhador consegue pagar contas e boletos, fazer transferência via PIX, recarregar o celular e fazer compras online e presenciais. Os trabalhadores poderão sacar os valores até 15 de dezembro.
Todavia, é importante destacar que o saque é facultativo ao trabalhador, podendo ele informar a Caixa que não deseja ter acesso ao dinheiro até o dia 10 de novembro por meio dos canais digitais.
De acordo com as regras de saque do FGTS, o usuário deve se enquadrar nas seguintes condições:
Ademais, os interessados poderão verificar se há algum saldo em conta para sacar, podem realizar a consulta através do aplicativo próprio do FGTS.
O trabalhador deverá consultar fora dos meios digitais, indo pessoalmente à uma agência da Caixa.
INSS: Quem não vai receber o pagamento da 2ª parcela do 13º salário?
Antes de mais nada, é importante destacar que o trabalhador que possui a Conta Poupança Digital, o depósito será realizado automaticamente pelo Governo Federal. O dinheiro é liberado 100% digitalmente via aplicativo Caixa Tem (disponível para Android e IOS).
Quem não possuir uma conta digital, o banco criará uma conta gratuita para que seja realizado o depósito. Todavia, em alguns casos, não haverá informações suficientes para o depósito, de modo que será necessário solicitar o saque diretamente no aplicativo do FGTS.
Por fim, vale lembrar que não há obrigação de saque do FGTS. O dinheiro estará disponível para todos, mas quem não quiser pode solicitar a devolução para a conta do fundo.
A princípio, veja os pagamentos desta semana:
Próximos pagamentos de maio:
Pagamentos de junho: