O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um direito dos trabalhadores com carteira assinada. Ele consiste em um depósito mensal de 8% do salário bruto em uma conta vinculada na Caixa Econômica Federal .
O FGTS tem o objetivo de proteger o trabalhador após uma demissão sem justa causa. Além disso, contribui para o desenvolvimento de programas sociais nas áreas de habitação, saneamento e infraestrutura .
É possível fazer o saque do FGTS em várias situações diferentes, conforme determina a lei. Uma dessas opções é o saque calamidade, que beneficia os trabalhadores que moram em locais onde ocorreram desastres naturais.
A seguir, entenda mais sobre esse benefício, quem tem direito e como fazer o saque do FGTS pela modalidade.
O saque calamidade do FGTS é um benefício destinado aos trabalhadores que moram em locais afetados por desastres naturais ou situações de emergência. Por meio dele, é possível fazer o saque até R$ 6.220 do saldo disponível no Fundo de Garantia.
Assim, esse valor pode ser usado para reconstruir suas casas, comprar móveis e eletrodomésticos ou cobrir outras despesas decorrentes da calamidade.
Em primeiro lugar, para ter direito ao saque calamidade é preciso que o município onde o trabalhador mora tenha declarado oficialmente situação de calamidade pública. É possível consultar essa informação no site da Defesa Civil Nacional.
De modo geral, entram nesta categoria as seguintes situações:
Ademais, vale ressaltar que, após a declaração de estado de calamidade pública do município, o trabalhador tem o prazo de até 90 dias para realizar a solicitação do saque do FGTS.
Se o seu município estiver na lista, basta seguir o passo a passo abaixo para solicitar o saque calamidade do FGTS:
Se preferir, o trabalhador também pode solicitar o saque de forma presencial, em uma das agências da Caixa Econômica Federal. Para isso, basta se apresentar portando os documentos necessários.
Após a análise da Caixa, o valor será liberado em até cinco dias úteis. Depois, é só acompanhar o status do seu pedido pelo site da Caixa ou pelo aplicativo FGTS.
Durante a solicitação presencial ou online, o trabalhador deve entregar alguns documentos para ter o pedido de saque calamidade do FGTS aprovado.
Assim, confira todos os documentos necessários:
Por fim, caso o trabalhador não possua comprovante de residência em seu nome, poderá emitir uma declaração através do Governo Municipal ou Distrito Federal, a fim de atestar que é residente da área em que ocorreu o desastre.