Direitos do Trabalhador

São Paulo não deve ter Tarifa Zero em 2023, diz prefeito

Um dos projetos mais aguardados por grande parte dos trabalhadores da cidade de São Paulo poderá ter que esperar um pouco mais para sair do papel. Estamos falando da Tarifa Zero para o transporte público. Em entrevista nesta terça-feira (13), o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) disse que é difícil imaginar que o sistema seja concretizado em 2023.

Pelo contrário. Nunes esclareceu que o movimento da prefeitura agora acontece para tentar manter as passagens na casa dos R$ 4,40. Afinal de contas, existe uma pressão por parte das empresas para aplicação de um novo aumento. Caso os empresários ganhem a queda de braço, o valor poderá passar dos R$ 5 em 2023.

“Se a gente conseguir implantar (a Tarifa Zero), acho que em 2023 é difícil. O que a gente tem percebido em nosso pré-estudo é que vai aumentar o número de passageiros”, disse. “Para absorver a nova demanda, seria preciso ampliar terminais, linhas e a estrutura do transporte”, disse Nunes em entrevista ao jornal Folha de São Paulo.

“Não adianta dar a gratuidade e não ter um bom serviço”, completou o prefeito. Aliados dizem que a Tarifa Zero pode ser uma grande estratégia do governo para conseguir reeleger Nunes nas eleições municipais de 2024. Por esta lógica, ele teria apenas mais dois anos para conseguir implantar o novo sistema, inédito em metrópoles brasileiras.

“Já identificamos que teremos que fazer uma avaliação melhor a respeito da logística. No estudo preliminar, teríamos um aumento de 15% do número de passageiros no horário de pico e de até 25% no horário entre picos, principalmente no almoço”, afirmou ele, informando que mesmo que o sistema não seja implantado em 2023, o estudo deve seguir.

Reajuste

Neste sentido, os trabalhadores da cidade de São Paulo já precisam começar a se preparar para um novo aumento da passagem em 2023. Na entrevista, Nunes disse que a probabilidade maior é que o valor suba para além dos R$ 5.

“Se houver a correção, o que já está colocado pelo Conselho Municipal de Transporte, o que está na ata é de R$ 4,40 para R$ 5,10”, afirmou o prefeito, que deve se encontrar com o governador eleito, Tarcísio de Freitas (Republicanos ) dentro de mais alguns dias, para discutir o assunto.

“O que ele (Tarcísio) diz é que tem vontade de manter tarifa de CPTM e Metrô, não aumentar, porque é bom para a questão da economia. Ele comentou sobre isso na campanha”, disse Nunes.

“Agora, é importante que a gente faça algo conjunto. Se eventualmente eu subir a tarifa e ele não subir lá, você terá passageiro migrando para o Metrô. E vice-versa. O sistema é integrado.”

Tarifa Zero

Embora seja uma novidade do ponto de vista das metrópoles brasileiras, o fato é que algumas cidades do país de pequeno e médio tamanho já conseguiram implantar estes sistema para os seus trabalhadores.

Os casos mais famosos de Tarifa Zero do ônibus estão nos municípios de Caucaia, no Ceará, e Maricá, no Rio de Janeiro, que adotou este sistema desde 2013.