A quantia determinada como teto, paga pelo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), foi alterada segundo o reajuste do salário mínimo deste ano. As mudanças vieram do valor oficial do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Contudo, o valor do teto passa a ser de R$ 6.433,57.
O valor máximo disponibilizado pelo INSS é modificado de acordo com o salário mínimo, e consequentemente gera mudanças para os benefícios e contribuição.
Para aqueles que são contribuintes individuais, dispõe que, trabalhadores que façam serviços para outras pessoas físicas paguem 20% de contribuição referente a remuneração.
Agora, para aqueles que não possuem renda, conhecidos como contribuintes facultativos, a contribuição também é representada por 20% sobre qualquer valor, entre o teto e salário mínimo.
As porcentagens de contribuição são convertidas para benefícios, como aposentadoria, salário maternidade, auxílio doença, entre outros auxílios prestados pelo INSS.
Com a pandemia decorrente da Covid-19, o INSS viu a necessidade de criar uma plataforma para facilitar o acesso e tramitações para quem desejasse recorre-lo. Então, foi criado o aplicativo Meu INSS, que é gratuito para sistemas operacionais como Android e Ios.
A plataforma dispõe vários serviços, entre eles pode-se citar: requerimentos, mapeamento de agências mais próximas a sua residência de acordo com o CPF do solicitante, agendamento e consultas, calculadoras para aposentadoria por idade, solicitação de benefícios, tempo de contribuição e muito mais.
O acesso ao aplicativo é bem simples. Basta baixar a plataforma e se cadastrar, será necessário apresentar o número do CPF e criar uma senha de seis dígitos. É importante salientar, que esta senha não pode ser compartilhada sob hipótese alguma, para que assim se evite fraudes e saques indevidos.