A Meta acaba de copiar mais um concorrente. Depois de copiar o Snapchat com os Stories e o TikTok com o Reels, a empresa decidiu olhar para uma rede social mais veterana para servir como fonte de inspiração para um novo recurso. Trata-se do Threads, que provavelmente vai ser mais conhecido no Brasil como o “Twitter do Instagram”.
A novidade já conquistou 25 milhões de inscritos até agora – lembrando que foi lançada ontem (5/7). Segundo o diretor do Instagram, Adam Mosseri, a ideia do Threads surgiu a partir da observação de um mercado já consolidado pelo Twitter, mas que poderia oferecer mais alternativas de ambientes para conversas públicas. Para a empresa, parecia haver espaço para criar algo aberto e benéfico para os usuários ativos no Instagram.
LEIA MAIS: Threads (integrado ao Instagram) já supera marca de 25 MILHÕES de inscritos!
Provavelmente, o executivo viu uma oportunidade de mercado após o Twitter conquistar insatisfação de usuários após sua venda para o bilionário Elon Musk. Desde que assumiu a chefia da rede social de micro textos, Musk promoveu o verificado pago e, recentemente, limitou o número de posts que os usuários podem ver, entre outras iniciativas impopulares.
Já o Threads, que pode não ter um nome fácil para a pronúncia do português brasileiro, pode se tornar popular se conseguir pegar carona no número de usuários do Instagram. Segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – Uso de apps no Brasil, o aplicativo está em 55% das telas iniciais de smartphones de brasileiros.
Ao contrário do Instagram, hoje muito focado em vídeos e imagens, o Threads vai se dedicar ao compartilhamento de textos curtos, mas ainda será possível publicar fotos, compartilhar postagens de outros usuários e comentar em publicações. Ela já está disponível na web e em breve será lançada para dispositivos Android e iOS.
O Threads destaca-se também por permitir a publicação de postagens de até 500 caracteres, imagens e vídeos de até cinco minutos, e por não contar com publicidade no momento. O Threads está disponível inicialmente em 100 países, incluindo os Estados Unidos e o Brasil, mas não na União Europeia, devido a complexidades de conformidade com algumas leis que entrarão em vigor no próximo ano.
Para obter um convite para usar o Threads, é preciso seguir estas etapas simples:
A seguir aparecerá uma tela com uma contagem regressiva que indica o tempo restante para o lançamento do Threads. Além disso, você terá a opção de definir um lembrete, permitindo ao app enviar uma notificação quando sua vez de entrar no Threads estiver disponível.
Apesar de só ter passado pouco mais de doze horas após o lançamento do aplicativo, o ritmo de registros – consistindo na simples tarefa de clicar num botão três ou quatro vezes, supondo que você já possua uma das mais de 2 bilhões de contas do Instagram – não desacelerou. Até agora, o número máximo de inscrição que observamos (visível no perfil do Instagram de uma conta vinculada) é de 26.051.591.
Esta explosão de novos usuários no Instagram Threads demonstra o potencial da aplicação de expandir ainda mais a base de usuários do Instagram. O aplicativo apela para a geração mais jovem de usuários de mídia social que valorizam a facilidade de uso e as interações íntimas, principalmente em um momento em que as redes sociais são cada vez mais criticadas por promoverem experiências impessoais e distantes.
Embora ainda seja cedo para prever o futuro do Instagram Threads, este início promissor sugere que o aplicativo pode ter um papel importante na estratégia a longo prazo da Meta. Enquanto isso, a empresa com certeza continuará a encontrar maneiras de refinar e melhorar o aplicativo baseada no feedback dos primeiros usuários, buscando nos próximos meses novas funções e recursos para manter a base crescente de usuários engajada e satisfeita.