O Governo do Estado do Mato Grosso publicou hoje, segunda-feira (27), no DOE (Diário Oficial do Estado), a segunda lista de beneficiados do SER Família CNH Social. Este programa foi idealizado por Virginia Mendes, primeira-dama do Estado, para abrir os procedimentos da primeira habilitação de graça.
A primeira-dama, em relação do SER Família CNH Social, ressaltou a alegria sentida com o anúncio dos candidatos que, em breve, terão acesso às carteiras de motorista. Isso é algo bastante significativo para muitos cidadãos do estado, ainda mais para aqueles que aguardam há tantos anos por uma oportunidade que, sem o programa, parecia impossível de acontecer.
Houve a convocação de 2.250 pessoas nessa segunda chamada do SER Família CNH Social. Estes cidadãos devem comparecer em uma das unidades do Detran portando os documentos oficiais contendo foto e CPF. Portanto, no dia estipulado no edital começará a etapa de abertura do processo para obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), sendo realizadas a coleta biométrica, captura de fotografia e assinatura.
O SER Família CNH Social fornecerá a primeira CNH (Carteira Nacional de Habilitação) de graça para 10 mil cidadãos de baixa renda. Ademais, a convocação totalizará 3.920 beneficiários. Lembrando que todos os beneficiados serão convocados escalonadamente até o dia 31 de julho de 2024.
Os atendimentos se realizarão sem a necessidade de prévio agendamento, facilitando os acessos durante o dia todo, de acordo com os horários e datas estabelecidas. Os convocados, portanto, precisam comparecer nos seguintes locais para atendimento:
Quem quiser conferir a listagem completa dos convocados pode acessar o link oficial.
No momento, alguns Estados oferecem a CNH Social, que facilita na obtenção de graça da Carteira Nacional de Habilitação. Entre tais Estados, podemos citar:
É importante citar que as inscrições e participações no programa dependem de etapas seletivas estabelecidas nos respectivos Detrans estaduais. Além disso, certos municípios ainda estão se preparando para a implementação do programa para oferecer a Carteira Nacional de Habilitação gratuita em breve.
Primeiramente, é importante ressaltar que o programa tem a implementação feita a nível estadual. Ou seja, a elegibilidade dos candidatos, bem como os requisitos dependem de cada um dos Estados, assim como outras regras específicas de participação na CNH Social.
Portanto, temos como primeira orientação que todos os interessados procurem a unidade do Detran local para obter informações acerca de todos os requisitos básicos. De igual modo, existem certas regras gerais que determinam a elegibilidade de interessados, como:
É importante frisar que cada um dos Estados pode ter os requisitos adicionais. Dessa forma, é primordial verificar as informações específicas que o Detran local fornece para garantir a participação no programa CNH Social.