O Conselho Federal de Psicologia (CFP) divulgou na última segunda-feira (02/09) o edital para um novo concurso público de nível médio e superior. Com um total de 27 vagas imediatas e a formação de cadastro reserva, essa é uma excelente oportunidade para profissionais ingressarem em uma instituição federal. Os salários iniciais ofertados variam de R$ 6.622,57 a R$ 11.739,85, além de oferecer alguns benefícios.
O Instituto Quadrix, responsável pela organização do certame, já definiu as datas, com inscrições abertas entre 2 de setembro e 9 de outubro de 2024.
Para participar do concurso CFP, os candidatos deverão arcar com uma taxa de inscrição que varia de acordo com o nível de escolaridade exigido para o cargo pretendido:
Os candidatos serão avaliados por meio de uma prova objetiva, cuja data provável de realização está marcada para 1º de dezembro de 2024. É essencial que os interessados fiquem atentos e se preparem adequadamente para essa etapa.
O edital do concurso CFP apresenta uma diversidade de cargos, cada um com seus requisitos específicos de formação acadêmica e experiência profissional. Confira abaixo os detalhes:
Graduação em Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade, entre outros).
Além dos salários iniciais, os aprovados no concurso terão direito a uma série de benefícios, incluindo:
Os candidatos aprovados serão alocados na sede administrativa do CFP, situada em Brasília, Distrito Federal.
O concurso para o CFP incluirá diversas etapas de avaliação, descritas a seguir:
A prova objetiva terá caráter eliminatório e classificatório, sendo aplicada na data provável de 1º de dezembro de 2024, em Brasília/DF. Todos os candidatos, independentemente do cargo ao qual se inscreveram, deverão realizar as provas na capital federal.
Os candidatos de nível superior terão 4 horas para realizar as provas objetiva e discursiva, enquanto os candidatos de nível médio terão 3 horas para realizar apenas a prova objetiva.
A prova objetiva será composta por 120 itens, totalizando 120 pontos.
Cada área de conhecimento será composta por itens para avaliação, organizados conforme comandos específicos que devem ser seguidos. A avaliação de cada item será classificada como CERTO ou ERRADO, conforme os comandos relacionados ao item.
Confira a estrutura da prova objetiva:
A avaliação de títulos terá caráter classificatório e valerá 5 pontos, mesmo que a soma dos valores dos títulos apresentados seja superior a esse valor. Serão aceitos os títulos relacionados, expedidos até a data do envio, observados os limites de pontos estabelecidos no edital.
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) realizou recentemente um concurso público para obtenção do Registro de Especialista em Psicologia, cujo resultado final foi homologado. Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e discursivas aplicadas no dia 24 de setembro de 2023, no turno da tarde.
O concurso CFP 2023 abrangeu as seguintes especialidades:
Para participar do concurso, os candidatos deveriam atender aos seguintes requisitos:
O concurso CFP 2023 foi composto pelas seguintes etapas:
A prova objetiva teve caráter eliminatório e classificatório, sendo composta por 40 questões do tipo múltipla escolha, com 5 alternativas. A pontuação total máxima desta etapa foi de 60 pontos, distribuídos da seguinte forma:
A prova discursiva, de caráter eliminatório, teve um valor total de 40 pontos e consistiu em 4 questões abertas para a redação de textos dissertativos, com extensão mínima de 20 linhas e máxima de 30 linhas, fundamentados no conteúdo programático do edital.
Os candidatos que foram aprovados nas provas objetiva e discursiva foram convocados para a avaliação de títulos. Esta etapa valeu 20 pontos, mesmo que a soma dos valores dos títulos apresentados fosse superior a esse valor. Foram aceitos os títulos relacionados no edital, expedidos até a data do envio.