Os vestibulares tradicionais de instituições de ensino superior do Brasil sempre cobram uma lista obrigatória de obras literárias. No entanto, muitos vestibulandos preferem estudar essas obras a partir de resumos.
Os resumos são uma ótima ferramenta para os estudos, especialmente para os momentos de revisão. Porém, podem não ser a forma mais adequada de estudar os livros cobrados no vestibular.
De fato, há muitas vantagens no estudo a partir de resumos. Por outro lado, as desvantagens de estudar um livro literário a partir de resumos criados por outras pessoas podem ser ainda maiores.
A primeira questão que o vestibulando deve considerar é que a leitura da síntese da obra jamais poderá substituir a leitura da obra. Isso significa dizer que, com o resumo, o vestibulando só terá acesso aos aspectos mais formais ou principais características do livro. Desse modo, apenas com a leitura completa e atenciosa da obra, é possível captar o valor do livro e compreender sua linguagem.
Além disso, ao ler o livro, o estudante pode avaliar cada aspecto e contextualizar a obra historicamente. Com o resumo, isso geralmente não é possível.
Outra desvantagem consiste no fato de o resumo compilar as informações que outra pessoa considerou mais importante. Nesse sentido, muitos detalhes ficarão de fora e faltarão para aqueles que apostarem no resumo e preterirem o livro.
É muito comum aparecer um trecho da obra literária na prova para que o estudante faça uma interpretação e analise os aspectos solicitados. O vestibulando que estudou apenas pelo resumo do livro certamente terá mais dificuldade para analisar o texto, pois não entrou em contato com este.
A interpretação de textos literários é uma habilidade que se adquire com muito treino e hábito de leitura. Desse modo, estudar a obra apenas pelo resumo pode ser um empecilho para uma boa interpretação da obra.
Por outro lado, o resumo pode ser um ótimo aliado, se o estudante já leu e já conhece a obra literárias, pois ajudará a revisar e a relembrar a obra na etapa final dos estudos. Assim, o mais adequado é unir a leitura da obra completa, com a escrita e a leitura de resumos sobre a obra.
E aí? Gostou do texto? Então deixe o seu comentário!