Para entender o que significa gestão horizontal, este termo específico precisa ser definido em detalhes, pois é a descentralização desse conceito que o define. Para nossos propósitos, “hierarquia” serve. Por isso que hoje, iremos apontar o que é gestão horizontal e como funciona na empresa.
A importância e a relevância dos indivíduos dentro do mesmo grupo podem ser organizadas em uma hierarquia. Assim, a estrutura funciona de acordo com o poder ascendente de suas partes constituintes dentro de um todo maior.
Um exemplo de organização hierárquica nas empresas, é quando um chefe atribui e remove funcionários de determinadas tarefas dentro de uma equipe que está estruturada em uma hierarquia.
Assim, em oposição a essas suposições, a gestão horizontal nivela a hierarquia entre os membros de uma equipe e seu líder.
Por fim, o objetivo é promover esforços colaborativos que levem à tomada de decisões em grupo sem aderir às normas hierárquicas que tradicionalmente governam os negócios.
Muitas pessoas acreditam erroneamente que todas as empresas com estrutura horizontal terão que implementar um salário único para todos os funcionários e acabar com todos os níveis de gestão. No entanto, esse estilo de gestão não prioriza ou mesmo foca na importância da hierarquia.
Isso porque o estilo de gestão em questão valoriza tanto a iniciativa individual quanto o trabalho em equipe dentro da empresa. Ou seja, as decisões finais em um ambiente de equipe são feitas coletivamente. Portanto, todos, independentemente da classificação, devem ter uma palavra a dizer.
Como resultado, os membros da equipe têm mais liberdade para expressar suas opiniões. Assim como, formular seus próprios planos para alcançar seus objetivos sem interferência externa.
O papel do cabeça que “lidera” é atribuir tarefas de forma justa e no melhor interesse da equipe é silenciado aqui. Enquanto, na gestão horizontal, a única responsabilidade do líder é facilitar o compartilhamento e o desenvolvimento de ideias entre a equipe.
Assim, a gestão horizontal carece da tradicional estrutura hierárquica vertical. Ou seja, que liga os que estão no topo de uma organização aos que estão na base.
A produção de cima para baixo, não é implementada sob o gerenciamento horizontal, como mencionado anteriormente. Na verdade, com este método, não há uma cadeia de comando estabelecida. Ou seja, todos na empresa têm a mesma oportunidade de expressar seus pensamentos e fornecer orientação.
Algumas coisas que a empresa deve pensar antes de implementá-la são:
Também é crucial que a empresa divida suas responsabilidades de liderança desde o início da fase de planejamento. Assim, identificando quem será responsável pela organização das ideias e quais grupos essas ideias apoiarão.
Além disso, é importante garantir que sua equipe esteja de acordo com a mudança e seja capaz de se adaptar à nova cultura da empresa.
Outra coisa a se pensar é garantir que as pessoas que compõem a empresa não tenham problemas com a produção depois de adotarem o novo estilo de gerenciamento. Afinal, isso é importante para manter um ambiente de trabalho positivo.
Simplificando, podemos dizer que a gestão horizontal realmente funciona na prática seguindo os pontos abaixo:
A gestão horizontal elimina a hierarquia enquanto poder e determinação de tarefas para formar um grupo pensante sobre o mesmo objetivo: fazer a empresa prosperar.
Desse modo, esta forma de gestão faz com que todos da empresa se voltem para o mesmo objetivo, sem que haja necessidade de mandar e determinar tarefas.
Por último, é um processo em que o funcionário tem condições de colaborar no processo de planejamento, e assim, se comprometer mais com os resultados.