Concursos Abertos

Saiba mais sobre concursos para mulheres na Marinha

Existem muitos concursos para mulheres na Marinha. Por vários anos, as mulheres não tinham espaço para se tornar membro da Marinha do Brasil. Mas, os tempos agora são outros.

Assim, saiba que candidatas de 18 a 22 anos podem fazer a inscrição, pela primeira vez, no concurso para Soldado Fuzileiro Naval ou SD-FN.

Para as combatentes aprovadas, o curso de formação começa já no ano que vem. Desse modo, elas receberão a capacitação para atuar nas diversas atividades da carreira.

Quer saber tudo sobre isso e se inscrever no concurso da Marinha para mulheres? Então, não deixe de ler até o final, para não perder nenhum detalhe.

O que é preciso para ser admitida no concurso?

É importante ter em mente que as exigências para entrar na Marinha são iguais, tanto para os homens, quanto para as mulheres. Contudo, existem algumas exceções. Sendo assim, estar atento ao edital é muito importante.

Dentre os requisitos obrigatórios, podemos citar:

  • Ser brasileiro nato;
  • Ser voluntário;
  • Ter pelo menos 18 anos completos e menos de 22 anos completos, até o dia 30 de junho do ano que vem;
  • Ter registro no Cadastro Pessoas Físicas, o CPF;
  • Ter documento oficial de identificação original;
  • Altura mínima de 1,54 m e máxima de 2,00 m;
  • Não ser casado, nem constituir situação de união estável;
  • Não ter filhos ou dependentes;
  • Ter concluído ou estar em fase de conclusão do Ensino Médio, ou curso equivalente, como supletivo;
  • Estar quite com as obrigações militares (no caso dos homens);
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais (para ambos os sexos);
  • Ter idoneidade moral e bons antecedentes, para fazer parte do Corpo de Praças de Fuzileiros Navais.

Qual o salário de um Fuzileiro Naval?

O salário disponível para as mulheres na Marinha, de acordo com o edital, se dá da seguinte forma.

Durante todo o curso de formação, além da alimentação, assistência médica, odontológica, psicológica, social e religiosa, a candidata receberá a bolsa-auxílio.

Essa bolsa é no valor de R$1.303,90. Após concluir a formação, a candidata passará a receber o valor total do salário de acordo com o cargo, que é no valor de R$2.294,50, mais os benefícios.

Etapas do concurso para mulheres na Marinha

Na primeira etapa, as candidatas passarão por avaliação, por meio do exame de escolaridade único que possui caráter eliminatório e classificatório.

Em seguida, passarão por eventos complementares na segunda etapa. Dessa forma, esses eventos serão divididos da seguinte forma:

  • Verificações de dados biográficos;
  • Exames de saúde;
  • TAF (Teste de Aptidão Física) de ingresso;
  • Avaliações psicológicas;
  • Verificação de documentação;
  • Procedimento de Heteroidentificação complementar a autodeclaração. Aliás, essa é a única parte da segunda etapa que não possui caráter eliminatório.

Como é feito o exame de escolaridade?

O exame de escolaridade é feito através de uma prova objetiva. Então, essa prova é composta por cerca de 50 questões, todas de múltipla escolha.

Dentre as 50 perguntas, 25 questões são de Língua Portuguesa e 25 questões são de matemática.

Para ser aprovada a candidata precisa obter, pelo menos, 10 questões corretas na disciplina de Língua Portuguesa e 10 questões corretas em Matemática.

Os conteúdos serão diversos nas questões de Língua Portuguesa, como Gramática, acentuação, classe e emprego de termos, processo de formação de palavra, entre vários outros.

Enquanto, nas questões de Matemática, há a aplicação de conteúdos como unidades de medida, proporção, cálculos algébricos, equação e inequação, entre outros.

Para conferir todos os conteúdos programáticos das provas basta acessar o edital do concurso.

Quais são os outros concursos para mulheres na Marinha?

O concurso para mulheres na marinha é a maneira mais simples e estável para que as candidatas se tornem Soldados Fuzileiros Navais.

Contudo, também é possível ingressar na instituição através do processo seletivo para o Serviço Militar Voluntário. Nesse caso, a candidata terá um vínculo temporário com a Marinha, que pode ser renovado anualmente e possui limite máximo de 8 anos.

Por fim, para quem entra na instituição, também fica apta a progressão de carreira, de forma hierárquica, da mesma maneira que ocorre com os homens.

Sendo assim, os concursos para mulheres na Marinha podem ser a sua chance de entrar para uma das instituições mais respeitadas do país. Dessa forma, não perca tempo. Por isso, faça sua inscrição e comece a se preparar hoje mesmo para todas as etapas das provas.