O sistema da prateleira infinita pode ser uma grande ajuda se sua loja empregar uma tática omnichannel. Para lojas que utilizam uma tática multi-CD, por exemplo, ele é perfeito, pois possuem inventários distribuídos em diversas lojas e centros de distribuição. Por isso que hoje, indicaremos como usar o sistema de prateleira infinita em sua empresa.
Um dos maiores obstáculos é melhorar a experiência do cliente. Enquanto, ao mesmo tempo, facilitar a venda dos produtos que não são mantidos em um único depósito.
Diante disso, ao longo deste artigo investigaremos o significado de “prateleira infinita” neste artigo. Então, descubra como essa tática funciona, bem como as ferramentas necessárias para implementá-la.
Sendo uma tática de negócio inovadora, a “prateleira infinita” permite às lojas oferecer um número infinito de produtos online. Portanto, não precisam se preocupar em manter todo o seu inventário em um só lugar. Assim, são vários locais de varejo e um hub de distribuição central, que favorecem essa tática de distribuição.
Usando a tática da prateleira infinita, uma loja pode fazer uma venda por meio de um canal, mas enviar o item de um depósito diferente. Aliás, esta solução proporciona aos clientes ter acesso a uma seleção mais ampla de produtos, e desta forma, proporcionar uma experiência de cliente mais variada.
A capacidade de fornecer um catálogo de produtos abrangente por meio de um único canal digital é um dos principais benefícios do emprego da prateleira infinita no comércio eletrônico. Aliás, essa é uma ótima tática caso o inventário esteja baixo ou se sua loja utiliza o dropshipping, em que os pedidos são enviados diretamente ao fabricante sob demanda.
O maior benefício é a redução dos custos de armazenamento para o inventário disponível. Portanto, a prateleira infinita significa que as lojas não precisam mais estocar grandes quantidades de cada item.
Em vez disso, eles podem manter a quantidade certa de itens nos lugares certos. Como resultado, a eficiência operacional e financeira é melhorada.
No entanto, também existem possíveis desvantagens a serem consideradas. Pode demorar mais do que o normal para os pedidos chegarem ao cliente, por exemplo. Isso ocorre porque os itens podem exigir transporte entre várias instalações de armazenamento e centros de distribuição.
Além disso, a gestão de inventário nesse modelo é complexa e exige sistemas confiáveis.
Há uma série de etapas envolvidas no desenvolvimento de uma tática uma prateleira infinita para o varejo online. Assim, indicamos na sequência as principais etapas:
Integrar canais de vendas é o primeiro passo para usar o sistema prateleira infinita. Assim, é crucial acoplar um sólido sistema de planejamento de recursos empresariais a uma plataforma omnicanal.
O Sistema de Planejamento de Recursos Empresariais (ERP) lida com a gestão financeira e da integração de inventários. Enquanto, a plataforma omnichannel atua como o centro de controle da própria loja online da empresa.
Desta forma, investir na integração de canais possibilita gerenciar seu inventário e catálogo de produtos em canais como seu próprio site de comércio eletrônico.
No final, você deve certificar-se de que sua plataforma oferece suporte a atualizações de inventário em tempo real. Desse modo, sincronize os dados com os sistemas de planejamento e remessa de recursos empresariais para garantir que os produtos estejam sempre disponíveis para compra.
Todos os envolvidos com o processo de venda, precisam estar coordenados de forma eficaz: funcionários da loja, transportadores e centros de distribuição.
E não se esqueça de dizer a seus clientes quando eles podem esperar que seus pedidos cheguem. Aliás, isso é porque os pedidos podem ser encaminhados por vários hubs de distribuição e centros de armazenamento usando esse sistema.
A eficiência da prateleira infinita deve ter monitoramento constante. Por isso, examine a taxa de conversão, o tempo de envio e os canais mais usados ??durante o ciclo de compra.
Algumas ferramentas são necessárias para que a prateleira infinita seja implementada no comércio eletrônico. Continue lendo para descobrir quais são.
Já destacamos a importância de ter uma plataforma de e-commerce robusta. Aliás, eles incluem gerenciamento de inventário, integração com mercados, atualizações de vários CDs e um catálogo online ao vivo.
Manter um sólido sistema de planejamento de recursos empresariais (ERP) para lojas online é crucial para manter o controle sobre os níveis de inventário no catálogo digital. Como resultado, ele ajuda a garantir que os produtos estejam sempre à venda, além de manter relatórios para reposição de inventário.